Projeto leva educação musical ao Museu

Por meio de uma “palestra-show”, crianças das escolas públicas terão noções de estilos musicais

O Museu Histórico e Geográfico sedia de 25 de abril a 4 de maio o projeto “Concertando no Museu”, voltado a crianças das escolas públicas. Por meio de uma “palestra-show”, os alunos terão noções de estilos musicais.
O projeto irá receber, primeiramente, alunos das escolas municipais Pedro Afonso Junqueira e Presidente Washington Luís, e foi viabilizado por meio de patrocínio do DME. “Nosso objetivo é mobilizar as crianças para a audição de músicas que vão além do entretenimento e do que a mídia, a TV e os meios de comunicação nos impõe à audição, e mostrar a estas crianças que, utilizando uma ferramenta muito próxima e presente no seu dia a dia, a internet, é possível acessar qualquer tipo de música e ainda também apreciar qualquer estilo”, informa a idealizadora do projeto, Jucilene Buosi.
O “Concertando no Museu” envolve a participação ativa das crianças na construção do conteúdo através do canto em conjunto e também faz uma apresentação demonstrativa no final da palestra.
Também faz parte do projeto, uma visita monitorada pelo acervo do Museu. “O museu é um espaço de conservação, pesquisa e educação, e o projeto ‘Concertando no Museu’ dá a possibilidade de trabalharmos com as crianças dentro dessa perspectiva”, explica o coordenador do espaço, Yuri Almeida.