Educadores da rede municipal participam de curso sobre estudantes surdos

eu estudo deficiencia auditiva (1)

Curso foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação

Educadores que atendem estudantes com deficiência auditiva participaram, nesta segunda-feira (27), da primeira etapa do curso “Estudante Surdo – de quem estamos falando?”, com a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Especializado Tarso de Coimbra, Fabiana Scassiotti Fernandes Solia.

O curso, ministrado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, integra as ações de formação continuada do Centro Municipal de Referência do Professor. “A Secretaria de Educação valoriza muito a formação continuada de todos os profissionais da rede. É preciso que os educadores tenham momentos reservados para o estudo, de forma que consigam lidar melhor com os desafios que encontram em sala de aula. Cabe ressaltar que a formação continuada é voltada para todos os profissionais que se envolvem com os alunos, que consideramos como educadores, não apenas os professores”, destaca o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Corrêa Tereza.

Ele informa que o curso, em parceria com o Centro Municipal Tarso de Coimbra, que atende 42 alunos surdos, foi pensado a partir da necessidade dos próprios educadores em trabalhar com questões específicas relativas aos estudantes surdos que frequentam as escolas regulares.

“A formação do educador reflete no atendimento que ele vai oferecer ao aluno. Quanto mais informação o professor tiver sobre a questão da surdez, melhor será a preparação da aula, do momento de ensino-aprendizagem para o aluno surdo, contemplando suas especificidades”, enfatiza a coordenadora do Centro Municipal Tarso de Coimbra, Fabiana Solia.

Ela explica que a dificuldade no trabalho ainda é grande, principalmente na questão da língua. “A língua que o professor utiliza é oral-auditiva e o aluno surdo se comunica pela língua de sinais, que é uma modalidade espaço-visual. Daí a importância de estar com o professor do ensino regular para buscar estratégias para que ele possa ter uma interação maior com esse aluno e oferecer meios de acesso ao conteúdo”, ressalta.

Neste sentido, a professora de Língua Portuguesa da E.M. Carmélia de Castro, na zona rural, Keith de Figueiredo Ramos Franco, destaca que o trabalho do professor deve auxiliar na autonomia do aluno surdo. No dia 15 de maio, será realizada a segunda etapa do curso, com oficinas práticas.