Seminário aborda oportunidades do governo municipal para micro e pequenas empresas

Autoridades durante abertura do evento no auditório do Sindicomércio na tarde desta quinta-feira (23)

Na tarde desta quinta-feira (23), aconteceu o 1º Seminário da Micro e Pequena Empresa. O evento aconteceu no auditório do Sindicomércio e é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com o Sebrae e a Acia (Associação Comercial e Industrial), com apoio do Instituto Federal, Sindicato dos Contabilistas, Sindicomércio, DMAE, do DME, Câmara Municipal e Autarquia Municipal de Ensino.
O tema do seminário foi “Oportunidades e incentivos do poder público municipal para micro e pequenas empresas de Poços de Caldas”. Houve palestra com um consultor do Sebrae e debates sobre como os empresários podem participar mais efetivamente dos processos licitatórios do governo do município.
A abertura teve presença do prefeito Sérgio Azevedo, do vice e secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Faria, do vice-presidente da Acia, Rodrigo Geraldi, do analista de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Cássio da Silva, da presidente do Sindicato dos Contabilistas, Renildes de Almeida, e do vice-presidente da Câmara, Lucas Arruda.
Segundo Faria, a cidade precisa de mais incentivo no setor. “Poços não avançou muito na valorização das micro e pequenas. Queremos construir ações buscando valorizar esse segmento para o crescimento da economia”, ressaltou. O seminário é a primeira de outras ações que a Prefeitura deverá fazer na área.
O vice-presidente da Acia destacou o papel das empresas menores na economia do município e necessidade de investimento. “As micro e pequenas empresas são responsáveis pela grande geração de empresas em cidades do porte de Poços de Caldas. Precisamos que Poços vá além economicamente”, disse.
O prefeito enfatizou que o poder público pode fazer mais pelas micro e pequenas empresas e que mais empresários locais precisam saber como participar de licitações da Prefeitura. “Hoje, de 15% a 20% das nossas compras são feitas por empresas de fora. O ideal é que 100% seja aqui em Poços, daí a importância das pessoas estarem aqui participando deste seminário”, afirmou.
O analista de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Cássio da Silva, deu palestra aos empresários