Você está em:

Secretaria de Saúde realiza ações no Dia de Combate à Tuberculose

No PSF Santa Rosália, as orientações  aconteceram na manhã de quinta

No PSF Santa Rosália, as orientações aconteceram na manhã de quinta


Nesta sexta,24, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a secretaria municipal de Saúde realiza diversas ações para conscientização e atendimento à população. Nas unidades básicas de saúde (PSF), haverá entrega de panfletos e orientação para os pacientes. Já na Policlinica Central, onde está a sede do Programa Municipal de Tuberculose/Hanseníase , também haverá durante o período da manhã, orientação , pelos profissionais do programa, quanto aos sintomas e tratamento da Tuberbulose para as pessoas presentes no local.
A Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS . Em 2016, foram notificados 28 novos casos da doença em Poços de Caldas. O acesso ao tratamento se dá por meio dos PSF. O médico da família, após analisar os sintomas, encaminha o paciente para o especialista do programa municipal de Tuberculose, onde , confirmada a doença, é iniciado o tratamento.
Os principais sintomas são fadiga, febre, perda de peso e tosse crônica (por mais de 15 dias) com catarro ou sangue. A doença pode ser transmitida por meio do contato com a saliva da pessoa infectada, pelas gotículas da tosse ou do espirro.
O tratamento consiste em uma combinação de medicamentos que podem curar praticamente todos os casos e dura por volta de seis meses. Já no primeiro mês há melhora dos sintomas, mas é imprescindível não interromper o tratamento.

PSF Santa Rosalia tuberculose

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social