Comunidade se reúne para debater astronomia

tarde cientifica (6)

Professor Leonardo Lago falou sobre o sistema solar

“Satélites, como a lua, são mais de 170. Os planetas grandões têm bastante em torno deles. Tem asteroides, que são bloquinhos de rocha, os cometas e o meio interplanetário, que é poeira”.  Assim, de maneira simples, direta e interessante, o professor Leonardo Lago conduziu a palestra “O sistema solar”, dentro da programação do projeto “Tarde Científica”, uma iniciativa do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) com o apoio do Centro de Referência do Professor, cuja primeira edição de 2017 foi realizada nesta quarta-feira (22).
O objetivo é fomentar o interesse científico e estreitar a relação do público em geral com a ciência. “Nós acreditamos que a ciência é um indutor de desenvolvimento social. Existe um mito de que a população não tem interesse pela ciência, mas estamos demonstrando, por meio deste projeto, que o interesse existe e que as pessoas têm uma grande sede de conhecimento científico”, ressalta o professor do CEDET, Paulo Basso.  Ainda no primeiro semestre, estão previstas mais três edições da“Tarde Científica”.
Doutorando em Educação na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o bacharel e licenciado em Física e mestre em Ciência, Leonardo Lago, falou do fascínio que as pessoas, especialmente as crianças, têm pela astronomia. “Astronomia é um tema muito importante porque traz interdisciplinaridade. Você pode puxar química, física, biologia, história e filosofia da ciência, é um tema que agrega vários conteúdos e tem um apelo muito grande com as crianças que, no geral, gostam de saber sobre buraco negro, galáxias, viagem no tempo, universo”, destaca. Ele ressalta, ainda, que a área é também uma perspectiva profissional para os alunos, que podem escolher carreiras como físico, químico, astrônomo ou pesquisador, por exemplo.
A aluna Yasmin Monique de Carvalho, do 8º ano da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira, gostou bastante do evento. “Tem muita coisa que eu não sabia e agora estou sabendo”, resumiu.
CEDET
O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) atualmente funciona na sede da Secretaria Municipal de Educação (rua Prefeito Chagas, 464).
“No cotidiano, o CEDET realiza uma série de atividades com os alunos identificados com as habilidades de superdotação e que abrange várias áreas do saber, como princípios de curiosidade científica, estudo da vida, engenharia, arquitetura, matemática, informática e programação, só na área de ciências, além das áreas de expressão e comunicação”, explica o professor Paulo Basso.