Prefeito e secretário confirmam continuidade das cirurgias de catarata

220 pacientes estão sendo atendidos nesta semana

Começou na manhã desta quinta-feira (23), no Hospital da Zona Leste (HZL), o segundo mutirão de cirurgias de catarata deste ano, promovido pela Prefeitura em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cismarpa). Ao todo, serão atendidos 220 pacientes, em dois dias, cuja a maioria está na fila de espera há mais de dois anos.
O prefeito Sérgio Azevedo e o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, estiveram no HZL e confirmaram que, devido à demanda reprimida de cerca de 1.500 pacientes, o programa terá continuidade e dois mutirões já estão marcados para os dias 7 de abril, com 110 cirurgias, e 11 e 12 de maio, com 220 procedimentos.
Feliz estava Armiris Moretti, locutor aposentado, que fez a primeira cirurgia de catarata no início de 2016 e, agora, mais de um ano após, operou o outro olho. Quem gastou tempo maior foi o representante comercial, Marco Antônio Magalhães, que levou dois anos para ser chamado novamente para fazer o procedimento na outra vista. Mais ansioso ainda estava João Carlos de Melo, que há três anos aguardava na fila para realizar a primeira cirurgia.
Sérgio ressaltou a importância da área de saúde e revelou que os investimentos continuarão porque o setor é prioritário. O prefeito lembrou que grande parte dos recursos investidos nos mutirões são provenientes da verba que seria destinada às escolas de samba no Carnaval, que devido a questões legais não pôde ser repassada às agremiações para a realização do desfile oficial.
Mosconi destacou que, além das cirurgias de catarata, estão sendo destinados recursos para outros procedimentos represados há anos, que somam mais de dois mil casos não resolvidos. “Estamos fazendo todos os esforços e, na medida do possível, vamos reduzir as filas, porque sabemos que essa espera causa muito sofrimento aos pacientes e familiares”, ressaltou.
O prefeito e o secretário de Saúde estiveram no hospital e confirmaram que os mutirões terão continuidade