Você está em:

Monitoramento dos ribeirões de Poços será ampliado

Parceria da Alcoa Foundation vai possibilitar aquisição de novos equipamentos de monitoramento

Parceria da Alcoa Foundation vai possibilitar aquisição de novos equipamentos de monitoramento


Poços de Caldas ganhará reforço na prevenção de enchentes com a aquisição de estações hidrológicas, que monitorarão o nível das chuvas e a elevação das águas nos quatro ribeirões que cortam a cidade. O projeto será viabilizado com a parceria da Alcoa Foundation, que doou R$ 49.900 por meio da Associação Poços Sustentável, da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Unifal.
Os equipamentos são iguais ao que funciona na Estação Fepasa e serão instalados nos ribeirões Vai e Volta, da Serra e de Poços de Caldas. As estações serão automatizadas e os dados monitorados e processados pela Unifal, juntos com os de outros sete pluviômetros, cedidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais (Cemaden).
O secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, explica que será possível obter em curto espaço de tempo dados sobre a quantidade de chuva em milímetros, em cada ponto da cidade. “Assim, o alerta sobre risco de enchente poderá ser feito a população e ao comércio, com certo tempo de antecedência”, diz.
Sansão afirma ainda que, ao longo dos anos, será criado um histórico sobre o nível dos ribeirões e das chuvas e a Defesa Civil terá instrumentos para identificar e monitorar pontos mais vulneráveis, como o Jardim Kennedy, na zona sul da cidade, e agir preventivamente.
O secretário acrescenta que o trabalho de controle do nível dos rios começará em breve. O projeto integra as ações do Comitê Municipal do Programa Cidade Sustentável, criado pelo prefeito Sérgio Azevedo com o objetivo de ampliar a responsabilidade socioambiental no município. O órgão conta com a participação da sociedade civil e de secretarias municipais como a de Planejamento, Obras, Serviços Públicos e DMAE.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social