Monitoramento dos ribeirões de Poços será ampliado

Parceria da Alcoa Foundation vai possibilitar aquisição de novos equipamentos de monitoramento

Poços de Caldas ganhará reforço na prevenção de enchentes com a aquisição de estações hidrológicas, que monitorarão o nível das chuvas e a elevação das águas nos quatro ribeirões que cortam a cidade. O projeto será viabilizado com a parceria da Alcoa Foundation, que doou R$ 49.900 por meio da Associação Poços Sustentável, da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Unifal.
Os equipamentos são iguais ao que funciona na Estação Fepasa e serão instalados nos ribeirões Vai e Volta, da Serra e de Poços de Caldas. As estações serão automatizadas e os dados monitorados e processados pela Unifal, juntos com os de outros sete pluviômetros, cedidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais (Cemaden).
O secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, explica que será possível obter em curto espaço de tempo dados sobre a quantidade de chuva em milímetros, em cada ponto da cidade. “Assim, o alerta sobre risco de enchente poderá ser feito a população e ao comércio, com certo tempo de antecedência”, diz.
Sansão afirma ainda que, ao longo dos anos, será criado um histórico sobre o nível dos ribeirões e das chuvas e a Defesa Civil terá instrumentos para identificar e monitorar pontos mais vulneráveis, como o Jardim Kennedy, na zona sul da cidade, e agir preventivamente.
O secretário acrescenta que o trabalho de controle do nível dos rios começará em breve. O projeto integra as ações do Comitê Municipal do Programa Cidade Sustentável, criado pelo prefeito Sérgio Azevedo com o objetivo de ampliar a responsabilidade socioambiental no município. O órgão conta com a participação da sociedade civil e de secretarias municipais como a de Planejamento, Obras, Serviços Públicos e DMAE.