UEMG realiza aula inaugural do curso de Pedagogia

Autarquia-de-Ensino-1

Diretora da AME foi a convidada e destacou que a instituição dará ênfase ao pedagógico

A diretora da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci de Moraes, foi a convidada da UEMG para ministrar a aula inaugural do curso de Pedagogia em Poços de Caldas. A aula, que marca o início do ano letivo para 280 alunos, foi realizada na última semana, no auditório da AME/UEMG.
Na oportunidade, a educadora, que é graduada em Letras e Pedagogia, com pós-graduação em Direito Educacional, apresentou um resumo de suas experiências no ambiente escolar, durante 32 anos dedicados à educação, como inspetora de alunos, secretária escolar, professora e diretora. “Nesses 32 anos, o que fica evidente é o papel fundamental do professor para a formação integral da criança e do adolescente. Por isso, acredito que a Autarquia Municipal de Ensino deve ser um espaço voltado para o professor, com educador educando educador, para receber e dividir conhecimento”, destaca.
Por isso, segundo a diretora, a prioridade desta gestão é dar ênfase ao pedagógico. “Nosso objetivo é colocar a Autarquia a serviço da educação de Poços de Caldas, com uma visão horizontal que proporcione o estímulo a parcerias com universidades e instituições. Queremos que AME, para além das questões administrativas, se transforme em um espaço verdadeiramente acadêmico, escolar, universitário, educacional”, ressalta Nanci.
Neste sentido, a instituição e a Secretaria Municipal de Educação já deram início a uma série de visitas a universidades, entre elas Unifal, Instituto Federal do Sul de Minas e PUC Minas. “Vamos promover mais encontros e espaços de discussão e debate sobre as questões relevantes no dia a dia dos professores, em sala de aula”, enfatiza a professora.
Parcerias
Dentro da proposta de formação continuada de educadores, a Autarquia Municipal de Ensino vai formalizar termo de cooperação técnica junto ao Instituto Federal do Sul de Minas, para ofertar cursos do “Profuncionário”, o Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Pública, na modalidade da Educação a Distância (EAD).
“Além do fortalecimento e ampliação da parceria com a UEMG, vamos trabalhar para que a Autarquia se torne um polo da Universidade Aberta do Brasil, com a oferta de novos cursos, de acordo com a demanda da cidade”, finaliza.