Secretaria de Serviços Públicos realiza diagnóstico das árvores da região central

João Pinheiro (2)

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou um diagnóstico das árvores da região central. A equipe vistoriou aproximadamente 2.000 árvores do centro expandido, para diagnosticar a situação das plantas que estão em más condições e precisam ser substituídas.

“A nossa intenção é promover um grande projeto de arborização na cidade, além da reposição das árvores em situação de risco. No passado, foram plantadas espécies que acabam por prejudicar redes de saneamento, calçadas, entre outros problemas. Agora, o objetivo é estimular a arborização adequada”, destaca o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni. Ele informou que a meta para os próximos quatro anos é plantar 20 mil mudas de árvores em toda a cidade.

Dentro do novo projeto paisagístico do município, as árvores em situação precária serão substituídas por espécies mais adequadas para a arborização urbana. “Nossa arborização é bastante antiga, das décadas de 60 e 70. Por isso, vamos renovar o plantio e introduzir espécies próprias para a região urbana”, explica o biólogo Miguel Leda Salles, coordenador do projeto de substituição das árvores.

O diagnóstico também será realizado nos bairros, onde a Secretaria de Serviços Públicos vai plantar novas árvores em áreas verdes e avenidas. “Queremos estimular a população a plantar nas calçadas, levando em conta os benefícios proporcionados pela arborização urbana, como redução de ruídos, amenização do clima, abrigo para a avifauna, redução do escoamento superficial de águas pluviais além, é claro, do embelezamento das vias”, destaca Salles.

A avenida João Pinheiro é uma das que devem ser beneficiadas com o novo paisagismo. Além da substituição de árvores, também serão plantadas flores da espécie Impatiens, variedade com maior durabilidade e recomposição da cerca viva, ao lado da pista de caminhada. Ruas que ainda não contam com projeto paisagístico, como Alagoas e Rio de Janeiro, por exemplo, devem receber arborização modelo para estimular a arborização nos bairros.

As mudas de árvores serão fornecidas pelo Horto Municipal. A Secretaria busca viabilizar parcerias com empresas e instituições públicas, como Grupo DME e DMAE.

João Pinheiro será beneficiada com novo projeto paisagístico