Prefeitura corta gastos das secretarias

"Precisamos equilibrar as contas da Prefeitura", diz Sérgio  Azevedo

“Precisamos equilibrar as contas da Prefeitura”, diz Sérgio Azevedo

Por meio do decreto nº12.140, publicado nesta quarta, 1º, nos Atos Oficiais, a Prefeitura estabelece um corte de 50% no orçamento de todas as secretarias municipais. A exceção fica por conta das despesas com pessoal, o pagamento de precatórios judiciais e o serviço da Dívida Pública Municipal.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Alexandre Lino Pereira, a medida foi tomada após estudos minuciosos que estabeleceram a real disponibilidade financeira do município e a real condição de empenhamento . “Tiramos todas as falsas expectativas possíveis e, dentro destes valores, preservamos a folha de pagamento, os precatórios e as dívidas “, destaca.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, a situação financeira da Prefeitura é ” muito grave” e o decreto visa dar equilibrio às contas públicas. “O que percebemos é que não houve uma queda significativa na receita, mas houve um aumento nos gastos. E é isso que o decreto visa equilibrar, partindo de dados reais e não com um orçamento fictício, como estava sendo feito”. Ele garante, ainda que haverá uma revisão mensal no orçamento das secretarias e os valores poderão ser transferidos entre elas para outras secretarias, como Educação e Saúde.
Alexandre Lino informa ainda que, os setores prioritários, como saúde e educação, que têm repasses dos governos estadual e federal, deverão ser preservados. “Procuramos manter todas as nossas obrigações. Pela constituição, o municipio deve investir 25% em Educação e 15% em Saúde e estes serão mantidos. O que iremos conter são os exageros nos gastos”.
DME
Prefeito ressaltou que não pretende usar o expediente da retirada de recursos do DME mensalmente.”Iremos utilizar o DME, sim, mas para investimentos que a cidade precisa, como no caso da prevenção a enchentes, mas não iremos usar o departamento para cobrir o rombo mensal da Prefeitura, como se estava fazendo. Até porque, se continuássemos com essa prática, o DME não existiria mais, dentro de dois ou três anos”.