Redução da tarifa de energia elétrica é mantida

Anúncio foi feito durante coletiva nesta quinta-feira (19)

Em coletiva na tarde desta quinta-feira (19), o prefeito Sérgio Azevedo e o presidente do Conselho de Administração do DME, Cícero Machado, anunciaram que a redução da tarifa de energia elétrica determinada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai continuar.
Os consumidores de Poços tiveram tarifas reduzidas em novembro do ano passado, graças do empenho do Conselho de Consumidores do DME, que havia pedido uma revisão dos valores. No entanto, a administração municipal anterior havia entrado com recurso contra o abaixamento no início de dezembro. Nesta semana, o recurso foi negado. “Nossa energia elétrica estava muito alta. A administração anterior entendeu por bem de recorrer dessa decisão, tentando reverter essa diminuição. Só que a nossa posição sempre foi de respeito com os consumidores e de manter essa tarifa baixa. E, agora, saiu essa decisão final da Aneel de manter a redução”, disse o prefeito.
Sérgio destacou que, mesmo que haja diminuição do faturamento do departamento, ele deverá ser compensado com aumento da produtividade. “O departamento deve suprir isso com eficiência, com outros investimentos, para que possa atingir os resultados esperados, e não simplesmente com o aumento da tarifa, que estava sacrificando muito a população, a indústria e o comércio”.
Houve redução de 29,13%, correspondendo ao efeito tarifário médio. Para os consumidores residenciais, a redução foi de 26,30%. Consumidores de baixa tensão tiveram 26,83% e as indústrias, 32,07%. Os valores são válidos até 21 de novembro.
Indústrias
O prefeito enfatizou que a diminuição da tarifa é também um incentivo para o setor industrial. “Vai melhorar, vai haver geração de empregos”, afirmou.
Para Cícero Machado, a redução da tarifa trará novos investimentos para Poços. “Temos, hoje, uma das tarifas mais baratas do Brasil. Esperamos que as atividades produtivas retornem. O DME vai fazer campanhas e vender energia elétrica de forma saudável”, disse. “Temos consumidores que deixaram de comprar energia elétrica em Poços. Agora, vamos fazer um apelo para que eles voltem”.
Na reunião, Sérgio reforçou que o DME precisa voltar a crescer e a ajudar a cidade sem que haja comprometimento. “O DME precisa voltar a ser uma empresa ousada, que pensa à frente, e que possa ajudar a Prefeitura sim, mas que o lucro seja cada vez maior, através de investimentos. E não da forma como estava sendo feita, tirando dinheiro, capital que o DME tinha, para investimentos”.
A reunião aconteceu na sede do DME e teve presença também do vice-prefeito Flávio Faria, da presidente do Conselho de Consumidores, Arleni Nogueira, e do diretor administrativo-financeiro do DME, Miguel Gustavo Durante.