Música nas Montanhas promove encontro de clarinetistas e claronistas

IMG_1428 (Custom)

O Festival conta com músicos de todo o Brasil e do exterior

Dentro do Festival Música nas Montanhas (FMM), começou hoje (13) apresenta o 11º Encontro Brasileiro de Clarinetistas e também o 3º Encontro Brasileiro de Claronistas.
Haverá músicos de todo o Brasil e exterior, tendo como ênfase a trajetória histórica dos instrumentos no país, além da produção artística dos clarinetistas e claronistas brasileiros da atualidade.
De acordo com Alexandre Ribeiro, considerado uma referência nacional como claronista e clarinetista, é de extrema importância para a evolução e divulgação dos universos dos instrumentos que encontros dessa natureza aconteçam.
A programação geral dos Encontros tem início na quinta-feira (12), às 20h30, com credenciamento dos participantes, no Teatro Municipal da Urca. A programação segue com recital apresentando o grupo Claronada RJ, às 15h. Em seguida, às 16h, lançamento da 2ª edição da revista Clarineta e reunião para a criação da Associação Brasileira de Clarinetistas e Claronistas.  Às 17h, ocorre ensaio do Coral de Clarinetas e Clarones e, às 18h, recital com os reconhecidos Daniel Oliveira (meias-clarinetas) e Diogo Maia (clarone), além de Camila Barrientos (clarineta).
Na sexta-feira (13), a iniciativa segue com programação a partir das 9h, com aulas de instrumento. Às 14h, acontecem palestras abordando “Técnicas de respiração para instrumentos de sopro”, com Marta Vidigal e “O Clarone na orquestra: discussões sobre o ambiente sinfônico e operístico”, com Ney Franco, Mário Marques, André Loves e Diogo Maia.
O evento segue com palestras e recitais e, às 20h30, no Teatro Municipal da Urca, acontece o conerto de lançamento do CD De Pé na Proa, de Alexandre Ribeiro e o consagrado Sujeito a Guincho.
Até domingo (15), o Encontro Brasileiro de Claronistas e o Encontro Brasileiro de Clarinetistas seguem com vasta programação pedagógica e de concertos. A partir dessa data, a programação oficial do Festival Música nas Montanhas tem início.