Festival de Presépios Criativos começa dia 14

festival-de-presepios

Festival compõe Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais

A Prefeitura realiza de 14 a 23 a 2ª edição do Festival de Presépios Criativos. Ao todo, 17 produções culturais de grupos de teatro, circo e música da cidade vão se apresentar na esquina das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas, no centro.

A novidade desta segunda edição é que o festival comporá o Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e terá divulgação em todo estado por meio da Secretaria Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais.

A iniciativa integra as políticas de salvaguarda das Folias de Reis que, em breve, serão reconhecidas como patrimônio cultural de Minas Gerais.

Para o secretário municipal de Cultura, João Alexandre Moura, o festival de presépios tem tudo para virar um grande evento do calendário de Poços. “Será uma grande satisfação a realização desta segunda edição, integrando artistas locais, público local, turistas e comerciantes em meio a toda atmosfera natalina que a cidade vive e agora com um festival integrado junto as políticas estadual de cultura e de patrimônio imaterial”, afirma.

A programação completa do Natal está na página da Prefeitura no Facebook: http://facebook.com/prefeituradepocosdecaldas

Programação do festival:

DIA 14 – quarta

20h | “Presépio da Paz” – Oficina da Terra

Uma grande de “caixa de música”, é o lar dos personagens do presépio, que se movimentam de acordo com os desejos do anjo que os controlam por meio “uma corda”. O “Presépio da Paz”, é uma reflexão sobre o amor e a paz, que são tão necessários em dias atuais.

DIA 15 – quinta

16h | “Auto de Natal Estrela, Estrela” – Wolf Borges

Espetáculo musical com canções tradicionais e músicas alegres de estilos diversos e folclóricos como a congada e o reisado, que também remetem a todas as lembranças natalinas.

20h | “Presépio da Igualdade” – Grupo Trancos e Barrancos

O espetáculo retrata a realidade de moradores de rua, que são convidados para realizar a encenação de um presépio, com intuito de proporcionar uma noite especial para essas pessoas.

DIA 16 – Sexta

16h | “Um Presépio Brasileiro” – Cia. Nós de Teatro

O espetáculo utiliza as linguagens da música, teatro e poesia para relatar a história do nascimento do menino Jesus, trazendo à tona a diversidade do povo brasileiro, evidenciando a união entre os povos, raças e crenças.

20h | “Presépio de Reis” – Cia. Naativa de Teatro

Mantendo a tradição mineira, e aprofundando na cultura de Reis, o espetáculo traz músicas clássicas e de raiz, dando destaque a tradicional Folia de Reis.

DIA 17 – Sábado

12h | “Presepada” – Circademia Vertical

Intervenção circense que conta de forma inusitada como foi o nascimento de Cristo. Acrobacias, equilibrismo e uma dose de humor tomarão conta da cena.

16h | “Presépio Aquarela” – Núcleo de Pesquisa Teatral

Um espetáculo interativo, onde o público poderá contribuir com a montagem da cena, utilizando pincéis e tintas para colorir os figurinos dos personagens, que encenarão o nascimento de Jesus.

20h | “Ato de Natal” – Companhia de Atores

O espetáculo mostra as sábias “Ovelhas” que propõem um abraço entre o espírito religioso tradicional cristão e manifestações populares religiosas, enquanto constroem o Presépio com materiais do dia a dia dando vida ao cenário, aos figurinos e aos personagens.

DIA 18 – Domingo

11h | “Presépio de Pano” – Cia. Magia de Teatro

Espetáculo infantil, que se passa em um quarto de brinquedos, onde os bonecos de pano estão comemorando o natal e resolvem encenar o nascimento de Jesus. Cada boneco através de suas características montam o presépio de pano.

20h | “Um Hogar Gitano” – Grupo Teatral Bem-me-quer

O grupo apresentará um presépio dentro das tradições ciganas, utilizando a dança, a música, a carroça das viagens, a devoção por Santa Sara e as vestimentas tradicionais da cultura cigana.

DIA 19 – Segunda

20h | “Presépio Neon Itinerante” – Cachorroloko Produções

Dois grupos, um saindo da igreja Matriz (Virgem Maria e São José) e o outro (os reis magos) da igreja Santo Antônio. Os grupos se encontrarão no local da apresentação onde farão a performance de estátua viva.

DIA 20 – Terça

20h | “Presépio Paz e Amor” – Cia. Máscaras Vivas

O Presépio encena o nascimento de Jesus numa comunidade hippie que preserva os valores do convívio de paz, da solidariedade, da não-violência e vida em comum.

DIA 21 – Quarta

20h | “O Gran Circo Natalino” – Cia. Montéchios e Capuletos

Uma Trupe circense desiludida com a baixa presença de público em seus espetáculos decide aproveitar o clima natalino para criar seu próprio presépio a fim de atraírem público.

DIA 22 – Quinta

20h | “Presépio da Compadecida” – Monteiros e Lobatos Cia. de Teatro

Inspirado na obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, o Presépio Vivo, tem como personagens e tema, inspiração nordestina da obra.

DIA 23 – Sexta

12h | “Encantados” – Cia. de Teatro Conscius Dementia

Um presépio de bonecos que ganha vida para explicar o verdadeiro sentido do Natal, para as crianças que acham que o Natal acontece apenas para se ganhar presentes.

16h | “Presépio Vivo” – Trupe de Ruah

O espetáculo teatral circense, que se inicia com um cortejo que passa pelas ruas da cidade, terminando no local da apresentação, onde será encenado o presépio vivo.

20h | “Jingle Bell Rock” – Banda Song Of Yesterday

Um espetáculo-show que contempla as mais belas canções de Natal na versão Rock’n Roll, com textos ilustrando mais profundamente o significado do Natal.