Prefeitura inaugura 1º abrigo de Proteção Animal

dscn5380

A cerimônia de inauguração contou com a participação do prefeito, Eloísio, do vice, Nizar, e das idealizadoras do projeto

O primeiro Abrigo de Proteção Animal, de Poços de Caldas, foi inaugurado pela Prefeitura na manhã desta segunda-feira (5) e já conta com cerca de 50 cães e gatos. Situado no Campo do Serrote, lugar afastado das residências do bairro São José, o local possui dez baias e abriga animais saudáveis abandonados, todos separados em triagem feita pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O abrigo conta ainda com clínica veterinária, área de banho e galpão para atividades de educação ambiental. O local disponibiliza também atendimento profissional e todo animal recolhido recebe vacina, vermifugo e é castrado. Depois de receber um chip, o animal fica disponível para adoção. Já os doentes são encaminhados para CCZ, para tratamento.

O grupo de Caiapós do Programa Municipal da Juventude (PMJ) do bairro abriu a cerimônia de inauguração, que contou também com a participação do prefeito, Eloísio do Carmo Lourenço, do vice, Nizar El-Khatib, e das idealizadoras do projeto, Maria Luiza Untura, secretária de Administração da prefeitura, a diretora do CCZ, Sheila Patresi, e as veterinárias responsáveis pelo novo abrigo, Ingrid Amzalak e Elís Perlato. Secretários municipais de diversas áreas também prestigiaram o evento.

Eloísio ressaltou que a proteção aos animais também será um marco da atual administração que deixará importante legado para Poços, porque conseguiu reduzir a população canina, sem a matança que existia antes. Segundo o prefeito, isso foi possível com projetos sérios de controle que incluem castração, chipagem e orientação das pessoas. “O que está sendo feito aqui não é coisa de um só governo e marca o início de um novo processo, onde as pessoas vão cobrar das futuras administrações a continuidade dessa iniciativa”.

Maria Luiza informa que as escolas de Poços poderão agendar visitas ao abrigo, para participar de programas de conscientização de jovens e crianças em relação ao abandono e a posse responsável de animais. De acordo com a secretária, pessoas voluntárias também devem ir conhecer o local, inclusive, para buscar um animal e levar para passear.