Museu de Poços conclui projeto de iluminação

nova-iluminacao-museu2-1

Projeto proporciona maior destaque ás peças e também mais segurança aos frequentadores

Durante o ano de 2016 foi realizado através da Associação Amigos do Museu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio do Grupo DME, o Projeto Manutenção dos Lustres e Substituição das Lâmpadas e Spots do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Foram investidos R$ 12.5OO,OO proporcionando maior segurança, conservação e valorização das peças que compõem importante acervo da cidade.

“Nos últimos anos, o Museu passou a ter outros ambientes com novos pontos de luz e, com as modernas tecnologias, as lâmpadas incandescentes se tornaram obsoletas e inadequadas comprometendo a seguridade dos objetos. Vários spots se encontravam danificados e oxidados pela ação do tempo e não mais atendiam às necessidades dos ambientes, colocando em risco o prédio e o acervo”, afirma Sônia Maria Sanches, coordenadora da instituição.

Através do projeto, foram substituídas todas as lâmpadas incandescentes por iluminação de LED, foi realizada a revisão dos trilhos e a instalação dos antigos lampiões da iluminação pública do início do século XX, que além da segurança e economia, valorizou significativamente o acervo em exposição.

A segurança e integridade do patrimônio museal de Poços de Caldas, é sem dúvida, o maior retorno social que o projeto pode oferecer. “Valorizar e expor adequadamente documentos, fotografias, móveis e objetos pessoais dos antigos moradores é missão primordial da instituição e um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio da Associação Amigos do Museu”, relata o secretário municipal de cultura, João Alexandre Moura.