Estação hidrológica monitora nível dos rios na área central

dscn2355

Aparelho foi instalado em parceria com a Unifal e o Cemaden

Poços passou a contar com uma estação hidrológica na área central da cidade. Instalada próximo a Urca, a estação irá monitorar a precipitação pluviométrica e o nível do rio. A ação é uma parceria da Defesa Civil com a Unifal e o Cemaden (Centro Nacional de Desenvolvimento de Alertas e Desastres Naturais).
O aparelho possui um sensor pluviométrico e uma webcam integrada que permite registros fotográficos em tempo real da situação do rio. A instalação faz parte do projeto de desenvolvimento de um sistema de previsão de enxurradas, inundações e movimentos de massa em encostas para a prevenção de desastres naturais.
A Secretaria de Defesa Social já atua em parceria com a Unifal para avaliação, acompanhamento e estabelecimento de padrões de configuração para alarmes e ações presentes aos desastres naturais. Com a estação, a Defesa Civil ganha uma ferramenta de controle e o monitoramento do Cemaden. Os dados podem ser consultados no site www.cemaden.gov.br/mapainterativo.