Poços de Caldas está entre as melhores cidades para fazer negócios do Brasil

di-thyssenkrupp

Município retomou a política de desenvolvimento industrial

Pela primeira vez na história, Poços está no seleto grupo das 100 melhores cidades para fazer negócio no Brasil. O ranking realizado pela Urban Systems foi publicado pela Revista Exame de 26 de outubro. Esta é a terceira edição do estudo, que avaliou 28 indicadores dos 308 municípios com mais de 100 mil habitantes no país.
Poços é um dos seis municípios mineiros que aparecem no levantamento e a única cidade a representar a região sul do estado. Em Minas, além de Poços, também estão entre as 100 melhores cidades para investir a capital Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Sete Lagoas.
Os 28 indicadores que serviram de base para o estudo foram divididos em quatro categorias: desenvolvimento econômico, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento social. Os indicadores vão desde o crescimento populacional, empresarial e de empregos, matrículas em cursos superior, frota de automóvel, até percentual de conexões de banda larga fixa e índice de perdas na distribuição de água.
O estudo tem como base o Índice Mercadológico de Atratividade, um modelo de análise desenvolvido pela Urban Systems, que possui metodologia dinâmica e customizada e é utilizado para direcionar o planejamento estratégico de empresas e negócios em diferentes segmentos, hierarquizando regiões e priorizando mercados.
Em Poços, a publicação destaca a saúde como a grande conquista da cidade, já que o município investe mais do que a média das cidades brasileiras no setor. A média nacional é de R$ 636 per capita, mas no município o investimento em saúde chega a R$ 989 per capita. A revista também aponta a qualificação de mão de obra como o grande desafio para Poços.
Investimentos
A entrada de Poços no ranking das 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios é fruto da política de retomada do desenvolvimento industrial no município, com a efetivação do Distrito Industrial.
“Mesmo com o cenário de crise econômica do país, inauguramos duas multinacionais, após 18 anos da inauguração da Ferrero do Brasil. Também entregamos a segunda fase do Distrito Industrial do município. De 2013 até agora, foram investidos cerca de R$ 12 milhões em obras de infraestrutura no DI. Assim, estamos conseguindo melhorar o ambiente de negócios na cidade, apesar das dificuldades econômicas do país”, avalia o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
A Prefeitura também conquistou a regularização da área, feita apenas em 2013, e, concomitantemente às obras de infraestrutura, deu início ao processo de licenciamento ambiental que, quando finalizado, dotará o município de um dos poucos Distritos Industriais com licença ambiental no Estado.
“Com as obras em andamento, foi possível ao município captar investimentos e receber novas empresas. Já são 31 doações de áreas e projetos contemplados com isenções fiscais, incluindo o Mini Distrito. Além de empresas de outros estados e municípios que vieram somar esforços em nossa cidade, as empresas locais também receberam incentivos para ampliação e, deste total de doações, 20 foram para unidades locais. Somente no DI, já são oito empresas em pleno funcionamento e sete em ritmo acelerado de obras”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, John Gustavo de Freitas. Somando-se a ampliação das empresas já instaladas e as unidades do Mini Distrito, o município deve receber investimentos industriais da ordem de R$ 600 milhões.