Servidores recebem capacitação sobre patrimônio cultural da cidade

servidor-e-patrimonio

Servidores realizam visita monitorada ao Museu, durante a capacitação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, promove o projeto “Servidor e o Patrimônio”, coordenado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombado e Museu Histórico e Geográfico. O projeto tem como objetivo dar a oportunidade e possibilitar aos servidores maiores conhecimentos sobre a história de sua cidade, podendo, assim contribuir para a preservação dos bens tombados do município.
O projeto teve início nesta segunda, 24, e se estende até a próxima quinta, 27, em esquema de revezamento entre as diversas secretarias. A carga horária é de quatro horas, com turmas pela manhã e à tarde. A expectativa é capacitar 13O servidores, durante a semana. A ideia é replicar o projeto em outra oportunidade, com o convite sendo estendido a outras secretarias municipais.
O projeto é dividido em três etapas .A primeira é uma palestra sobre o conceito do patrimônio e a importância de conservação. A história da cidade é contada de uma forma mais pontual, com os fatos mais importantes. Após, segue uma visita ao museu, complementando a história e mostrando os objetos de época e todo o acervo. Depois acontece um passeio de ônibus pela cidade. mostrando curiosidades sobre alguns bens tombados, to projeto é encerrado com uma visita à exposição ‘Coleção José Ranauro – Um olhar diletante sobre a memória da cidade’ , no Instituto Moreira Salles. “A exposição é do também servidor José Ranauro que fez uma coleção de aproximadamente 6OO fotos da cidade, datadas do início do século XX até a década de 193O”, explicou a Coordenadora do Patrimônio Construído e Tombado, Letícia Siqueira Loiola.
Para o coordenador do Museu Histórico e Gerográfico , Haroldo Paes Gessoni, é uma grande honra receber os diversos servidores e destaca também a participação de todos os convidados para conhecerem um pouco mais sobre a história da cidade.