Tempo de permanência poderá ser renovado por uma hora na Zona Azul

coletiva zona azul gabinete

Prefeito explica novas regras da Zona Azul

A Prefeitura de Poços de Caldas divulgou, nesta sexta-feira (24), adequação no novo sistema de estacionamento rotativo pago, a chamada Zona Azul. Com a publicação do decreto 11.927, que acrescenta e revoga dispositivos do Decreto 11.683, será permitida a renovação do tempo de permanência por um período máximo de 1 hora na mesma vaga, mediante o pagamento de tarifa extra no valor de R$ 1,00 por cada fração de 30 minutos, independente da subárea.
A opção de renovação passa a valer a partir da próxima segunda-feira (27). “Estamos recebendo um retorno muito positivo a partir do início da operação da nova Zona Azul. Já é possível sentir os efeitos benéficos do novo sistema que, de fato, democratiza o acesso aos espaços públicos de estacionamento e ordena o trânsito. A única solicitação dos usuários é a possibilidade de permanecer por mais uma hora na mesma vaga, mediante a renovação dos créditos. Esse ajuste já foi normatizado e está sendo providenciado pela empresa concessionária do serviço, passando a valer a partir de segunda-feira”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
O sistema funciona com o fracionamento de meia em meia hora. Assim, a partir da próxima segunda-feira, na área 1, será possível a aquisição de quatro períodos de 30 minutos, ou seja, máximo de duas horas, pelo valor de R$ 4,00. A renovação de uma hora também vai valer para as demais áreas, quando entrarem em operação. A mudança foi oficializada em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (24), que contou com a presença do prefeito, do vice Nizar El-Khatib, do secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, e da coordenadora da filial da EXP, Luciana Köhn.

Balanço
A nova Zona Azul teve início no dia 15 de junho. Até o momento, 1.206 vagas estão sendo operadas, em 14 ruas e avenidas. Até 23/06, foram realizadas 25.768 ativações de estacionamento, com valor arrecadado de R$ 40.186,00.
“Observa-se pelos valores pagos e registros de utilização, que o valor médio é de R$1,50, ou seja, proporcional à utilização por tempo médio de 45 minutos. Em relação à rotatividade e ocupação, a média diária é de 3.221 ocupações, o que indica que cada vaga está sendo utilizada por 2,8 veículos por dia”, informa o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima.