Clima
Ocorrem no município dois tipos básicos de vegetação natural: campo e floresta tropical. Os campos são constituídos por gramíneas rústicas, predominando a “ barba de bode” e elementos arbustivos baixos, de caule retorcido e casca grossa.
O clima esta classificado como koppen é do tipo cwb. Mesotérmico com invernos secos e verões brandos. O inverno de abril a setembro, tem temperatura média de 15º C e total de chuvas de 315 mm. O verão de outubro a março, tem temperatura média de 21º C e precipitações de 1430 mm. Índice pluviométrico anual é de 1745 mm. Temperatura média anual de 17º C. Temperaturas mínima de -6º C e máxima 31,7% C.
A floresta tropical é de pouca densidade e permite boa entrada de luz solar, o que favorece o crescimento de vegetação arbustiva e herbácea. Por causa da altitude há pinheiros (araucária angusifolia) em pequenos agrupamentos ou isolados na mata. Partes das reservas próximas estão cobertas por este tipo de floresta. A bacia hidrográfica é formada pelo Rio Pardo e seu afluente principal o Rio Lambari, com origem na junção dos Ribeirões das Antas e de Poços. A umidade relativa média é de 79%. O número de dias de chuva é aproximadamente 190. Às vezes ocorrem geadas. os ventos são moderados, de 10 a 5 km/h. Sopram na direção NE ou com a entrada de frentes frias no planalto, se invertem para SW-W.
O grande dreno do Planalto é o Rio das Antas, que adentra nosso Município nos limites com o Município de Andradas, passa pela Alcoa, é barrado na represa do Bortolan, forma o Véu das Noivas, passa pelo Estádio Municipal, recebe o Ribeirão de Caldas, forma as cascatas das Antas e Andorinhas e já com o nome de Rio Lambari, deságua no Rio Pardo.