Poços bate meta de vacinação contra a gripe

Poços vacinou 87% da população de risco

O município de Poços de Caldas ultrapassou a meta de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários. Até o dia 17 de maio, a cidade já tinha imunizado 84% da população de risco, batendo a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação foi encerrada na última sexta-feira (20).
A Secretaria Municipal de Saúde optou por antecipar o início da campanha, para ampliar a cobertura vacinal. Por isso, no município, a vacinação teve início em 18 de abril. “Nossa estratégia de antecipação foi um sucesso. A população dos grupos prioritários aderiu à campanha e conseguimos atingir resultados muito positivos. Em idosos, por exemplo, nossa cobertura deve ultrapassar 90%, índice nunca alcançado”, comemora a secretária de Saúde, Fátima Livorato.
Desde o dia 18 de abril, as doses da vacina foram disponibilizadas em 17 salas, em todas as regiões da cidade, além do Dia D, realizado em 30 de abril, com horários e locais especiais de vacinação. As equipes também realizaram busca ativa, como em pacientes acamados.
Aproximadamente 40 mil doses já foram aplicadas no município. Na maioria das salas de vacina, não existem mais doses disponíveis.”Solicitamos mais 5 mil doses à Secretaria de Estado de Saúde e aguardamos o retorno. Se recebermos esse reforço, vamos disponibilizar a vacina para a população em geral, assim que as doses chegarem”, explica a secretária.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para o fechamento do balanço com os números totais de vacinação, inclusive por grupos prioritários, mas a análise preliminar é muito positiva. “O resultado foi fantástico e o importante é que, em Poços, a população que tem mais riscos relacionados à gripe está protegida”, celebra Fátima. “Gostaria de agradecer a todos que nos auxiliaram nesse processo de mobilização e divulgação e, principalmente, à população que entendeu a importância da imunização e atendeu ao nosso chamado”, concluiu.