Prefeitura inaugura CEI Conceição Aparecida Miguel

A emoção foi a marca da solenidade de inauguração do Centro Educacional Infantil Municipal Conceição Aparecida Miguel, no bairro Vila Matilde, na zona sul. A cerimônia, realizada na manhã desta sexta-feira (20), contou com apresentação dos alunos e com a presença de toda a comunidade escolar, entre pais, mães, lideranças locais, autoridades e integrantes da família Miguel, cuja matriarca dá nome à unidade.
O CEI, já em funcionamento, foi construído com capacidade para atender 150 crianças em tempo integral. A obra teve início no final de 2013. O atendimento aos alunos conta com salas de atividades, áreas de descanso para as crianças, berçários, sala de leitura, laboratório de informática, brinquedoteca, solários separados para cada sala, refeitório coberto, sanitários, incluindo para portadores de necessidades especiais, amplo pátio interno e anfiteatro. O projeto arquitetônico específico para atender as necessidades das crianças vem do Proinfância, do Governo Federal, que investiu R$ 2,2 milhões na obra.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço ressaltou os avanços na Educação Infantil durante a administração 2013-2016. “Desde que iniciamos o mandato, adotamos essa linha de trabalho em relação à educação infantil. Nossa preocupação é com o cuidado direcionado aos alunos e é muito gratificante poder inaugurar um local como esse, de alto padrão de qualidade, não só em relação à estrutura física, como também no atendimento da equipe aos alunos. Afinal, as crianças passam grande parte do dia aqui, onde recebem atenção, carinho, seis refeições diárias e desenvolvem atividades pedagógicas fundamentais para seu desenvolvimento futuro”, ressaltou.
Para a secretária de educação, Maria Cláudia Prézia Machado, a inauguração é uma vitória para os moradores do bairro e também para a administração municipal. “É uma satisfação enorme estar inaugurando esse CEI aqui na Vila Matilde. Esta é a quarta creche que inauguramos neste mandato e a primeira que faz parte do projeto Proinfância, do Governo Federal. É uma satisfação e uma alegria muito grande para todos nós”, enfatizou.
Já a coordenadora do CEI, Isabel Cristina Monteiro, falou da estrutura do unidade. “A nossa escola tem espaço para atividades ao ar livre, para horário de descanso e tudo isso favorece o nosso trabalho aqui dentro. Estamos todos muito felizes e somos muito agradecidos à administração, que olhou com atenção para nós. Sabemos que foi um investimento alto e toda essa estrutura favorece a realização de um serviço de qualidade para todas crianças e pais”, avaliou.
Homenagem
O novo Centro de Educação Infantil traz o nome de Conceição Aparecida Miguel, a matriarca da família Miguel, de empreendedores e empresários de grande relevância na sociedade poços-caldense.
Muito emocionado, o empresário Waldir Miguel, um dos 13 filhos da homenageada, falou dos exemplos de conduta e do amor ao trabalho, ensinados desde cedo na família do Sr. Waldemar e Dona Conceição. Ressaltou também a preocupação da mãe com a educação.
Ampliação
Desde 2013, o atendimento na Educação Infantil do município está sendo ampliado. O CEI Conceição Aparecida Miguel é o quarto inaugurado pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. Já foram inauguradas também as unidades dos bairros Estância São José e Dom Bosco, na zona leste e Marco Divisório, na zona oeste.
A Prefeitura também organizou o cadastro da educação infantil de forma transparente e eficiente, o que possibilitou a verificação da real demanda por creche no município. Com isso, em 2016, a Prefeitura ampliou o atendimento na Educação Infantil e incluiu mais 2.527 crianças matriculadas nos centros de educação infantil municipais. Este número é 12,41% maior que o de 2015, quando foram atendidas mais 2.248 crianças.
Hoje, o município atende aproximadamente 7.500 crianças de zero a cinco anos nos centros de educação infantil municipais, creches conveniadas e escolas com Educação Infantil.