Transporte Coletivo

O transporte coletivo urbano de Poços é efetuado por uma única empresa concessionária. Atende a todos os bairros, transportando, em média 1.495.000 passageiros por mês.
O Terminal Rodoviário é administrado pela Socicam Terminais Rodoviários e Representações Ltda. Atualmente, está sendo realizado um estudo para a elaboração da lei que estabelece o macrossistema viário do município, onde se prevê a implantação de várias vias estruturais e coletoras que facilitarão a integração dos vários bairros da cidade procurando atender a demanda crescente de tráfego.
Transporte Rodoviário
O Terminal Rodoviário de Poços de Caldas está localizado na área urbana, a 4 km do centro. Há nove empresas de ônibus que fazem ligação direta com cerca de 80 cidades, gerando um movimento diário de 127 partidas.
As distâncias rodoviárias da sede municipal em relação aos principais centros nacionais e pólos regionais são:

Município Rodovia Distância em km
Alfenas 100
Belo Horizonte BR-267 e Fernão Dias 450
Brasília 1183
Campinas BR-267 160
Itajubá BR-459 160
Lavras 239
Pouso Alegre BR-459 105
Ribeirão Preto BR-267 e SP-330 257
Rio de Janeiro BR-459 e Dutra 496
Santa Rita do Sapucaí 130
São José dos Campos 170
São Paulo BR-459 e Pouso Alegre 307
São Paulo BR-146 e São João da Boa Vista 271
São Paulo BR-146 e Andradas 270
Varginha BR-459 149
Vitória 990

A cidade apresenta um posicionamento geográfico estratégico, em função do posicionamento na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Integração com a rota de estâncias hidrominerais localizadas nos estados:

• Minas Gerais – Caldas, Cambuquira, Lambari, Caxambú e São Lourenço;
  • São Paulo – Serra Negra, Águas de Lindóia, Socorro, Monte Alegre do Sul e Águas da Prata;

Proximidade com as regiões mais desenvolvidas do interior do estado de Minas Gerais:

• Itajubá – pólo tecnológico e educacional;
  • Santa Rita do Sapucaí – pólo tecnológico e educacional;

Proximidade com as regiões mais desenvolvidas do interior do estado de São Paulo:

• Campinas – pólo tecnológico, industrial e educacional;
  • São José dos Campos – pólo tecnológico e industrial;
  • Ribeirão Preto – pólo educacional;
  • Franca, Jundiaí, São Carlos, Araraquara, Mogi-Guaçu, Piracicaba;

Linhas de ônibus interestaduais

Empresa Telefone Cidades atendidas
Gardênia (35) 3714-2980 Belo Horizonte, Pouso Alegre, Varginha, Carmópolis, Itaguara, Oliveira, Santo Antônio do Amparo, Perdões, Lavras, Carmo da Cachoeira, Três Corações, Elói Mendes, Caldas (Pocinhos do Rio Verde), Santa Rita de Caldas, Ipuiúna, Congonhal.
Gontijo (35) 3722-5279 Uberaba, Uberlândia, Catalão, Cristalina, Brasília.
Mil e Um (35) 3714-2974 Pirassununga, Araraquara, São Carlos, São José do Rio Preto, Catanduva, Pouso Alegre, Caxambu, Juiz de Fora.
Nasser (35) 3714-2974 São José do Rio Pardo, Campestrinho, Divinolândia, Mococa, Ribeirão Preto, Cajuru, Caconde, Itaperativa, São Paulo, Casa Branca, Itaú de Minas, Pratópolis, Passos, Cássia, Jacuí, Permópolis, Itamoji, Monte Santo, Itabi, Guaranésia.
Rápido D’Oeste (35) 3714-2173 Águas da Prata, São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Porto Ferreira, Ribeirão Preto.
Rápido Luxo Campinas (35) 3722-1504 Palmeiral, Botelhos, Divisa Nova, Alfenas.
Santa Cruz (35) 3714-2974 São Paulo, Campinas, Jundiaí, Pirassununga, São José do Rio Preto, Alfenas, Muzambinho, Varginha, São João da Boa Vista, Águas da Prata, Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, Andradas, Machado, Mogi Guaçú, Passos, Botelhos, Elói Mendes, Bandeira do Sul, Campestre, Cabo Verde, Monte Belo, Alterosa, Serrania, Monte Alegre, Alpinópolis, Cavaco, Areado, Conceição Aparecida, Carmo do Rio Claro, Poço Fundo, São Lourenço, Caxambu, Lambari, Juiz de Fora, Pouso Alegre.
São Geraldo (35) 3714-2173 São João da Boa Vista, Piracicaba, Alfenas, Machado, Ipatinga, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itabuna, Ilhéus.
Viação Cometa (35) 3714-1690 São Paulo, Campinas, Mogi Guaçú, Mogi Mirim, São João da Boa Vista, Águas da Prata, Pouso Alegre, Itajubá, Lorena, Rezende, Rio de Janeiro.

Fonte: Terminal Rodoviário de Poços de Caldas/2002
Transporte Ferroviário
A cidade possui um ramal da antiga Fepasa que hoje é atual Ferroban, com bitola estreita, de um metro, passando pela zona industrial do município em fase de implantação, este transporte é pouco utilizado atualmente, sendo utilizado apenas para transporte de carga, tendo como usuários a CBA e a INB.
Transporte Aeroviário
A cidade possui hoje um aeroporto de Categoria C, inaugurado em 1938, localizado a 10 km do centro da cidade, na Zona Sul. A pista de pouso tem aproximadamente 1500 m de extensão por 30 m de largura, asfaltada e iluminada. Tem equipamento de rádio-farol, podendo operar com aeronaves de pequeno e médio porte.