Associação Cafés Vulcânicos realiza palestra nesta sexta

Palestra é mais um passo rumo à conquista do IG para os cafés vulcânicos da região de Poços de Caldas.

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Poços de Caldas, a Cafés Vulcânicos, realiza nesta sexta-feira, 29, às 19 h, no auditório das Thermas Antônio Carlos uma palestra sobre Indicação Geográfica. O evento é mais um passo para que a associação formate o processo que solicita a IG do café vulcânico da região de Poços de Caldas, junto ao INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A palestra é dirigida aos produtores e empresários do setor cafeeiro e também à comunidade em geral.

O tema Indicação Geográfica será abordado pelo superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal, um dos responsáveis pela conquista da Indicação Geográfica e Denominação de Origem dos Cafés do Cerrado Mineiro. Ele irá expor sua experiência e todo o trabalho realizado para a conquista da certificação.

A palestra conta com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, do SEBRAE-MG, do Instituto Federal do Sul de Minas e do Sindicato dos Produtores de Poços de Caldas.

Atualmente a Cafés Vulcânicos conta com associados dos municípios de Andradas, Poços de Caldas, Divinolândia, Caconde, Botelhos, Campestre e Cabo Verde. São produtores, associações e empresas que já possuem algum diferencial em seu café, seja ele certificado, orgânico, ou de qualidade superior, sendo todos produtores de destaque da região.

IG

As indicações geográficas (IG) são conhecidas há muito tempo em países com grande tradição na produção de vinhos e produtos alimentícios, como França, Portugal e Itália.

No Brasil, o termo indicações geográficas foi introduzido por ocasião da promulgação da Lei da Propriedade Industrial 9.279 de 14 de maio de 1996 – LPI/96.

A LPI/96 considera indicação geográfica a indicação de procedência e a denominação de origem, dando ao INPI a competência para estabelecer as condições de registro das indicações geográficas no Brasil.

Para evitar a utilização indevida de uma indicação geográfica para determinado produto ou serviço, o registro no INPI surge como fator decisivo para garantir a proteção do nome geográfico e desta forma obter uma diferenciação do produto ou serviço no mercado.

Isso porque o registro de IG permite delimitar a área geográfica, restringindo o uso da IG aos produtores e prestadores de serviços da região (em geral, organizados em entidades representativas) e onde, mantendo os padrões locais, impede que outras pessoas utilizem o nome da região em produtos ou serviços indevidamente. A legislação atual não prevê prazo de validade para o registro da IG. Com isso, o interesse por esse sinal distintivo é cada vez maior.

Sobre a Cafés Vulcânicos

A ideia da associação surgiu durante curso de produção de cafés especiais, ministrado pelo professor Leandro Carlos Paiva, do IF Sul de Minas, realizado em Poços de Caldas e que contou com mais de 40 produtores participantes.

O Curso teve duração de 160 horas, foram vários encontros, toda sexta e sábado na Café Poços, durante o curso foi debatido o potencial da região para a produção de cafés especiais e do manejo pós colheita necessário para alcançar esse potencial.

Entre esses potenciais, destaque para o solo vulcânico, característica que diferencia a região, e que até então estava sendo explorada por diversas empresas e não pelos produtores de Poços de Caldas e região.

Falou-se também sobre a importância do selo de Identificação Geográfica, como forma de diferenciação da região e facilitador de acesso a mercado, mais uma vez nossos produtores estavam atrás de outras regiões, que estavam no mínimo 15 anos à frente com selos de IG.

Buscando recuperar esse tempo perdido e com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, do IF Sul de Minas, da EMATER-MG, do SEBRAE-MG, da Café Poços e alguns produtores, ainda em 2012 foram realizadas algumas reuniões com o objetivo de
 obter a certificação.

No dia 12 de outubro foi criada a associação, que passou a se reunir na Prefeitura de Poços mensalmente traçando objetivos, sendo:

• Valorização da cafeicultura de Montanhas praticada no planalto Vulcânico de Poços de Caldas

Ações para promoção da região

Incentivo a melhoria contínua da qualidade dos cafés produzidos na região

Obtenção do selo de Indicação Geográfica

Unir forças da cadeia produtiva para obter maior competitividade no setor

• Atracão de novos investimentos para a região

• Busca da sustentabilidade da cafeicultura de montanhas na região.