Campanha PROTEJA combate violência sexual contra crianças e adolescentes

???????????????????????????????

Ações de Abordagem Social também serão intensificadas no Carnaval

Assim como nos últimos três anos, a Prefeitura realiza, durante o Carnaval, a campanha PROTEJA. O objetivo é orientar e alertar a população para que atue no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, principalmente neste período.
Em todos os dias da festa, equipes estarão nas ruas abordando os foliões e distribuindo panfletos que divulgam os números de telefone para denúncias, tanto de violência sexual, quanto de outros casos, como trabalho infantil, mendicância e violência contra a mulher.
Além disso, o Conselho Tutelar também estará nas ruas para apoiar as ações que envolvam crianças e adolescentes. A Campanha PROTEJA é uma iniciativa do Governo Federal, que conta com a adesão de Poços de Caldas. Os agentes da Promoção Social também participarão da Blitz Receptiva, que acontece às 10h de sábado (6), no Pórtico (Marco Divisório).
Denúncias
Denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100 ou pelo 0800 283 0377. O Disque 100 – Disque Direitos Humanos – é um serviço telefônico, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que funciona 24h, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de todo o território nacional.
Abordagem Social
O Centro POP e o Serviço Especializado em Abordagem Social também desenvolvem um plano de ação especial para o período carnavalesco. “Sabemos que, nesta época do ano, há muitos movimentos sociais de comemoração, onde a participação é pública e a venda de bebida alcoólica é ampliada. Por esta razão, há o aumento das pessoas em situação de rua que não aceitam o acolhimento ofertado pela rede de atendimento do município, que desejam então permanecer na rua, próximas a essas movimentações. Por isso, teremos um plano de ação específico para o Carnaval”, explica a coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social, Maria Inês Santos Moreira.
O município realiza um trabalho técnico integrado de busca ativa 24 horas e atendimento às solicitações, abordagem e acolhimento das pessoas com trajetória de rua. Para acionar o serviço, basta ligar 156. Cabe ressaltar que a melhor maneira do cidadão ajudar é não dando esmolas, já que isso auxilia na permanência das pessoas nas ruas.