Profissionais da rede municipal de Ensino discutem Base Nacional Comum

Encontro marcou o início do ano letivo da rede municipal de ensino

Os profissionais da Educação participaram, nesta quarta-feira (3), de encontro que marcou o início do ano letivo, com o objetivo de colaborar na discussão da Base Nacional Comum Curricular. A reunião foi realizada no Espaço Cultural da Urca, em dois turnos, de manhã e a tarde, para reunir todos os profissionais envolvidos.
A construção democrática da Base Nacional Comum Curricular é preconizada no Plano Nacional de Educação, visando a melhoria da qualidade do ensino. O MEC disponibilizou um documento que serve como referência, com o qual todos podem contribuir, depois de análise. Para contribuir com a discussão, o encontro contou com a presença da professora Maria José Féres.
Cada unidade escolar deverá realizar um estudo sobre o texto e encaminhar suas contribuições para a Secretaria Municipal de Educação, que serão enviadas à Secretaria de Estado da Educação. “Ressaltamos que, no segundo semestre, quando a Base Nacional Comum Curricular deverá estar concluída, trabalharemos na construção do Currículo da rede municipal de ensino, também contando com a participação de todos os educadores”, ressaltou a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que participou da reunião, aproveitou para falar novamente a respeito da Lei 11.738/08, que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais da educação básica. “Fui informado que o desejo da classe é que o projeto que trata desta matéria não seja reapresentado à Câmara. Para dar tranquilidade a todos, afirmo que o projeto não será reencaminhado até que seja ainda mais discutido. Aproveito para reiterar que esta foi a única administração, desde 2008, ano da Lei, que abriu o diálogo com os servidores da Educação e apresentou uma proposta viável para solucionar a questão. Coloco-me novamente à disposição dos profissionais da Educação para dar prosseguimento às discussões, da forma que eles entenderem como sendo a melhor, seja em pequenas reuniões ou grandes assembleias”, destacou.
O prefeito também anunciou que a administração municipal está realizando estudos para conceder a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos da Prefeitura e autarquias municipais. Desde 2013, primeiro ano desta gestão, a Prefeitura tem feito o repasse da inflação aos trabalhadores, além do reajuste do Vale Alimentação.
“Estamos trabalhando com índice de 10,67%, que equivale à inflação do período. Com isso, os servidores teriam a recomposição salarial, resolveríamos também a questão do piso nacional do Magistério, mas precisaríamos ainda complementar a remuneração dos servidores cujas tabelas se encontram abaixo do salário mínimo, por isso as análises prosseguem”, explicou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.