Materno Infantil forma 250 crianças

Participaram da formatura as crianças que completaram um ano dentro do Programa

O Programa Materno Infantil, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde , realizou a formatura das crianças atendidas pelo programa e que completaram um ano de idade. Participaram da festa de encerramento, que aconteceu na tarde de quarta, 25, na Urca, 250 crianças. Elas tiveram seu primeiro ano de vida acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que inclui enfermeira, nutricionista, dentista, pediatra. Participaram da formatura, o prefeito Eloisio do Carmo Lourenço, o vice Nizar El-Khatib, a secretária de Saúde, dra. Fátima Livorato, o coordenador do programa pediatra Alberto Volponi e toda a equipe do Materno Infantil.
O prefeito, em seu discurso, elogiou a equipe do Materno e citou avanços nos programas de promoção à saúde, executados em sua administração. “O sistema de saúde tem serviços como esse do Materno, que fazem prevenção às doenças. Nos PSFs existem os grupos de idosos, de hipertensão e diabetes, que promovem a saúde, a boa alimentação, a atividade física entre os frequentadores. E esse é o nosso objetivo, o de promover a saúde das crianças e das famílias, e não apenas cuidar das doenças.”
O programa Materno Infantil auxilia as gestantes e os bebês em seu primeiro ano de vida, há 27 anos. Durante todo este tempo, o incentivo à amamentação é a tônica do programa, que também oferece às gestantes orientação sobre cuidados com o bebê.  As mães têm ainda aulas de yoga, atividade física e acompanhamento psicológico. São seis encontros com as gestantes. Depois do parto, na primeira semana, as mães procuram o programa e são iniciados os cuidados com a amamentação e puericultura. Neste momento, os bebês têm também shantala, uma massagem indiana indicada para acalmar os bebês. Há ainda orientações feitas pelo dentista, sobre escovação e higienização dos dentes, tanto da mãe como do bebê.
Ao final da formatura, as crianças ganharam bolo e suco , além do diploma de participação, entregue pelo prefeito.