Descrição do Símbolo de Acessibilidade na Web
Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura.
Afixação do Símbolo de Acessibilidade na Web
A afixação do Símbolo de Acessibilidade não garante que este sítio seja 100% acessível. A utilização deste símbolo demonstra, unicamente, um esforço em aumentar a acessibilidade deste sítio em conformidade com o Decreto Federal 5296/2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com necessidades especiais, garantindo-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis.
Atenção com a acessibilidade deste sítio
A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas tem uma preocupação especial com a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, pessoas com deficiência, pessoas idosas. Este sítio cumpre um elevado nível das normas internacionais de acessibilidade dos conteúdos na Internet, facilitando a todos os que nele entrarem com as mais diversas tecnologias de acesso.
Do ponto de vista da acessibilidade e da usabilidade, a estrutura do sítio foi particularmente cuidada, permitindo aos utilizadores portadores de deficiência visual, tirar o máximo proveito das suas tecnologias de leitura de tela.
O sítio foi desenvolvido seguindo as diretrizes e a metodologia do W3C – World Wide Web Consortium , apresentadas no documento Diretrizes para Acessibilidade de Conteúdos Web – WCAG 1.0 , organizado pelo WAI – Web Acessibility Initiative , que é um departamento deste consórcio. As recomendações disponibilizadas pelo Governo Federal através de seu Departamento de Governo Eletrônico , tais como E-MAG e Padrões Brasil e-GOV , também foram cuidadosamente observadas.
O sítio tem sua acessibilidade aprovada por validadores automáticos, por pessoas com deficiência e pela utilização em diversos navegadores (somente texto e gráficos). Sua linguagem foi revisada a fim de que se tornasse clara e simples. Possui codificação sem erros e dentro dos padrões Web, além de ter sido testada sua utilização de forma a garantir que o conteúdo e estrutura não perdessem sua usabilidade, utilizando ou não a apresentação oferecida pelas folhas de estilo (CSS).
Navegação pelo teclado
Algumas ligações do sítio podem ser acessadas através de teclas de atalho. A combinação de teclas varia de navegador para navegador. Veja como navegar nos principais produtos:

• Internet ExplorerGoogle Chrome e Safari: ALT + algarismo. No Internet Explorer, a utilização da tecla de atalho posiciona o foco do navegador na respectiva ligação. Em seguida, o usuário deverá, portanto, pressionar a tecla ENTER.
  • Mozilla Firefox: ALT + SHIFT + algarismo.
  • Opera: SHIFT + ESCAPE + algarismo. Ao teclar-se SHIFT + ESCAPE, abre-se uma janela com todas as teclas de acesso da página.

Em todo o sítio, pode-se acessar diretamente as seguintes páginas/conteúdos:

• [0]: Página inicial.
  • [1]: Salta para o conteúdo prinicipal da página.
  • [2]: Acessibilidade.
  • [3]: Salta para o menu principal da página.
  • [4]: Mapa do sítio.
  • [5]: Salta para o campo de pesquisa dentro do sítio.

Nos navegadores somente texto, como o Lynx, por esses não executarem as teclas de acesso, deve-se pressionar ENTER nas respectivas ligações.