Prefeitura realiza oficina para profissionais da Educação Integral

Quatorze escolas contam com a educação integral

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nos dias 17 e 18 de novembro, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, oficinas para os profissionais que atuam na Educação Integral do município.

Na rede municipal, 14 escolas contam com Educação Integral, através do Programa Mais Educação, do Governo Federal, complementado pelo Programa Municipal da Juventude (PMJ).

As oficinas foram realizadas pela professora Maria José, do Centro de Estudos e Pesquisas, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), com parceria também da Fundação Itau Social.

“O objetivo das oficinas foi proporcionar aos profissionais momentos de estudos, reflexão e formação, contribuindo, assim, para a valorização profissional. A formação continuada é uma importante estratégia para a conquista de uma educação de qualidade”, ressalta a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado.

As oficinas ministradas nesses dois dias tiveram a intenção de estabelecer um diálogo entre o conhecimento teórico e prático, uma vez que o processo de formação do professor engloba a interação entre estas duas instâncias, propiciando desenvolvimento de habilidades para saber lidar com as diferentes situações que surgem na atuação docente.

Além da formação, houve a apresentação de uma página na internet chamada “Educação&Participação”, idealizada pela Fundação Itaú Social e sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que foi criada para ser um ambiente digital de mobilização, formação e produção colaborativa de conhecimento sobre a educação integral, com base em ações, práticas e metodologias dos programas Prêmio Itaú-Unicef, Jovens Urbanos e Políticas de Educação Integral.