Reunião define andamento do projeto da Unacon de Poços de Caldas

unacon reuniao

Reunião foi realizada em Belo Horizonte, no gabinete do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e a superintendente da Santa Casa de Poços de Caldas, Renata de Cássia Cassiano Santos, reuniram-se, na última quarta-feira (7), com o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, em Belo Horizonte, para tratar da construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Poços de Caldas.
Na ocasião, foram protocolados os projetos complementares da unidade, com mais de 4 mil m² de área construída. “Fomos discutir com o secretário, os detalhes dos convênios já firmados para que a obra seja efetivamente iniciada. Ficou definido que os dois convênios existentes serão substituídos por um único convênio, já que os projetos complementares indicaram que serão necessários R$ 16 milhões para as obras”, explica o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
A pedra fundamental do Unacon foi lançada em setembro de 2013. Dois convênios foram firmados pela Santa Casa com o Governo do Estado: o 681/2010, no valor de R$ 4 milhões, e o 2370/2013, no valor de R$ 6 milhões. Desses recursos, apenas R$ 600 mil foram liberados e parte está sendo utilizada para os custos dos projetos.
De acordo com o prefeito, a perspectiva é que até novembro o convênio seja reelaborado para posterior abertura de processo licitatório. O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2016. Para Eloísio, a unidade é de grande relevância dentro da estrutura de saúde da região.
“A construção da nova Unacon nos dará a chance de um atendimento ainda mais humanizado do tratamento. Esse é um investimento de importância fundamental não só para a população de Poços de Caldas como para a região, por isso esperamos que, em breve, possamos dar início a essa obra”, destaca a superintendente da Santa Casa de Poços de Caldas, Renata de Cássia Cassiano Santos.
Também participaram da reunião, o superintendente da Regional de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso, o diretor administrativo-financeiro Fábio Augusto Alves e a arquiteta Natália Mariano de Almeida Siqueira.