Empresários locais conhecem Distrito Industrial

visita di 02

Parte da comitiva em frente às instalações da ThyssenKrupp

Uma comitiva formada por empresários, representantes da Associação Comercial e Industrial (Acia), prefeito, vice-prefeito, vereadores, diretores de autarquia e empresas públicas e secretários municipais esteve, na manhã desta sexta-feira (9), no Distrito Industrial de Poços de Caldas. A visita teve por objetivo apresentar aos convidados o andamento das obras de implantação de diversas empresas que assinaram protocolo de intenções com o município.

Os convidados passaram pelas ruas do DI, onde puderam verificar as obras de infraestrutura já executadas. Foram investidos R$ 8 milhões, com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado, nas obras estruturantes do local, como abertura de ruas, asfaltamento, sarjeta e meio-fio, além das intervenções das redes de água, esgotamento sanitário e energia. “O Distrito Industrial de Poços deu um salto a partir das obras de infraestrutura. É fundamental que a cidade conheça o local e veja as obras em andamento, com empresas já em pleno funcionamento, principalmente neste momento econômico delicado pelo qual o país passa. Daí a importância de visitas como esta”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

A primeira parada foi realizada na nova planta da Danone no município, onde as obras prosseguem em ritmo acelerado. O novo empreendimento da multinacional tem investimentos de R$ 120 milhões, com a previsão de geração de 100 novos empregos diretos. “A Danone acelerou o cronograma de obras e a unidade será concluída antes do previsto”, destacou Eloísio.

A comitiva passou por diversas empresas em instalação ou já em atividade e pôde conhecer de perto o funcionamento da empresa de logística T&AG. Recepcionados pelo diretor da empresa, Ricardo Guerra, os cerca de 40 convidados acompanharam o passo-a-passo do funcionamento da T&AG, que está instalada em uma área de 20.000 m², com edificação de aproximadamente 4.000 m². A companhia atua no segmento de transporte e logística, atendendo empresas instaladas no próprio Distrito Industrial, além de outras indústrias.

O grupo também passou pelas instalações da multinacional alemã ThyssenKrupp, fabricante de componentes automobilísticos, que deve ser inaugurada em breve. Segundo o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, a solenidade de inauguração deve contar com a presença do governador Fernando Pimentel. O prefeito aproveitou para ressaltar que, além da implantação de empresas de fora do município, os empreendedores locais também são beneficiados com a doação de áreas e incentivos para instalação no DI.

Entre os empresários presentes à visita estavam Antônio Carlos Molinari, Emerci Togni e Sérgio Krizanski, além do assessor da Associação Comercial e Industrial de Poços de Caldas, José Paulo de Oliveira.

Investimentos
Desde 2013, a administração municipal vem trabalhando no sentido de efetivar o Distrito Industrial do município. Para isso, foi necessária a regularização da área, que conta com 70 lotes, e a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para dar prosseguimento às obras de infraestrutura até a finalização do processo de licenciamento ambiental.

Além dos já citados investimentos estruturais de grande monta, o município também atuou na modernização da política de incentivo à instalação de novas empresas, com a alteração da Lei 8.602/09.

O trabalho ativo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho já mostra resultados. De 2013 a 2015, 23 doações de áreas foram aprovadas pela Câmara, sendo 18 no Distrito Industrial e cinco no Mini Distrito. Mais cinco processos de doação estão em tramitação no Legislativo.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis, hoje, o Distrito Industrial é realidade em Poços de Caldas graças a iniciativas empreendedoras de diversos empresários e também ao trabalho sério desenvolvido pela Prefeitura.