Poços é a melhor cidade de porte médio de Minas e a segunda do Brasil

vista-noturna

Município ficou na primeira colocação do Estado e na segunda do país

Ranking foi divulgado pela Istoé/Austin Rating

Poços de Caldas é a melhor cidade de porte médio de Minas Gerais e a segunda melhor nesta categoria do país, de acordo com o anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, publicado pela Revista Istoé, a partir de levantamento e análise de dados realizados pela consultoria Austin Rating.
Para chegar ao resultado, divulgado no último mês, a empresa responsável pelo estudo dissecou as contas de 5.565 municípios brasileiros para mensurar as ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, se espraiam nas áreas social e digital. Desta forma, o índice é composto por quatro indicadores: social, fiscal, econômico e digital.
Os Indicadores Sociais reúnem os dados referentes à demografia, habitação, qualidade de vida, saúde, risco juvenil, vulnerabilidade e educação. Os Indicadores Fiscais reúnem as informações sobre receita total, receita tributária, despesa total, resultado primário, autonomia fiscal, despesas com pessoal e encargos sociais. Já os Indicadores Econômicos avaliam PIB municipal, PIB per capita, carga tributária, comércio exterior, frota de veículos, população economicamente ativa e rendimento médio. Por fim, os Indicadores Digitais se referem aos dados sobre domicílios com computadores, domicílios com computadores e acesso à internet e domicílios com telefones móveis.
Os dados compilados são de 2014, a partir dos relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. A consultoria Austin Rating passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados com o objetivo de identificar aquelas ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. “Esse estudo é inédito tanto pela amplitude das cidades pesquisadas quanto pela variedade dos indicadores que são analisados”, diz Alex Agostini, o responsável pela coleta e análise dos dados na Austin Rating, no texto de divulgação do ranking.
No ranking de cidades de médio porte, Poços de Caldas ocupa a 2ª colocação em todo o país, atrás apenas do município de Itajaí/SC. Poços é a melhor cidade de médio porte de Minas Gerais, sendo seguida, no estado, por Nova Lima, que ocupa a 11ª posição no ranking. Da região, Pouso Alegre ocupa a 22ª posição e Varginha aparece em 36º lugar.
Para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o ranking demonstra a qualidade de vida da cidade e o empenho da administração municipal em ampliar e melhorar os serviços públicos. “Isso reflete diretamente nos indicadores sociais avaliados, com ações nas áreas de saúde, educação e promoção social, prioridades da nossa gestão. Demonstra também o papel que o município desempenha não só como pólo regional, mas também sua importância no Estado e no país”, avalia Eloísio.
Todos os dados do ranking “As Melhores Cidades do Brasil” podem ser acessados na Internet, no link: http://melhorescidadesdobrasil.com.br.
Ranking
As dez melhores cidades de médio porte do Brasil são:
1 Itajaí/SC
2 Poços de Caldas/MG