Eleição para Conselho Tutelar amplia participação popular

conselho tutelar eleicao 02

Eleição foi realizada no último domingo (4)

Foi realizada, no último domingo (6), a eleição para o Conselho Tutelar para o próximo quatriênio, em todo o país. Em Poços de Caldas, foram 2.011 votantes, número que representa mais que o dobro de participantes da eleição anterior, realizada em 2012.
Dos 13 candidatos, dez foram eleitos como titulares e os três menos votados ficarão como suplentes. A partir desta eleição, Poços de Caldas passa a contar com dois conselhos tutelares, que passarão a atuar de forma setorizada. O município foi dividido em duas áreas de atuação: zona sul e zona oeste; e zona leste e centro.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciene Rabelo Egídio, a criação de mais um conselho tutelar, a partir da Lei 9.041, de 22 de abril deste ano, vai possibilitar a ampliação da atuação e um melhor atendimento à população.
Pela primeira vez, a eleição foi unificada para todos os municípios do país. Além disso, em Poços de Caldas, foram disponibilizados sete postos de votação, sendo seis nos bairros e um na área central.
“A descentralização do processo de votação facilitou o acesso e o número de votantes mais que dobrou, em relação à eleição anterior. A nossa avaliação do processo é bastante positiva, já que é premissa do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço incentivar a participação popular. Precisamos ainda que mais pessoas se sensibilizem quanto ao trabalho neste importante campo na área de direitos humanos e também que a comunidade se mobilize para participar da votação”, ressalta a secretária de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues.
Já a presidente do CMDCA, Luciene Rabelo Egídio, aproveitou para agradecer todos os envolvidos no processo de eleição, como a Prefeitura e o Ministério Público. “O trabalho fez com que o processo se realizasse de maneira transparente, tranquila e organizada. Quero agradecer à população que atendeu ao pedido e fez seu direito de voto valer”, destaca.
Legislação
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço sancionou, em 22 de abril de 2015, a Lei 9.041, que altera e consolida a legislação que dispõe sobre o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente e cria o Segundo Conselho Tutelar no município de Poços de Caldas.
Pela lei, o município passa a contar com, no mínimo, dois Conselhos Tutelares, órgãos integrantes da administração pública local, compostos de cinco membros, escolhidos pela população local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de eleição.

Resultado da Eleição do Processo de Escolha Unificado de Conselheiro Tutelar de Poços de Caldas-MG

Quadriênio 2016-2019

CLASSIFICAÇÃO