Fórum debate prioridades para o Sul de Minas

forum regional estado 01

Mais de 700 pessoas de diversos municípios da região participaram da 2ª etapa do Fórum Regional Território Sul, realizada em Poços de Caldas, no último sábado (3), no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. O fórum tem por objetivo definir, de forma conjunta, as prioridades para as políticas públicas da região, em âmbito estadual.
Participaram da rodada de discussões, promovida pelo Governo do Estado, representantes de movimentos sociais, autoridades, técnicos da administração pública e população em geral, que apontaram as principais demandas regionais. “Pelas realidades distintas e pela dimensão que Minas Gerais tem, muitas vezes uma mesma política não consegue atender às demandas regionais. Nesta linha, é bastante salutar dividir o estado em regiões e ouvir os movimentos sociais, os prefeitos, representantes e a população em geral. Certamente, esta iniciativa fará com que as políticas públicas estejam muito mais próximas dos anseios populares, além de proporcionar um investimento mais racional dos recursos públicos”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
Já a superintendente de Diálogo Social, Neila Batista, ressaltou que a população atendeu prontamente o convite do governador Fernando Pimentel para dialogar com os órgãos do Estado e apresentou, de fato, muitas questões relevantes, além de uma grande expectativa em relação a essa nova forma de ação do Estado no conjunto dos municípios de Minas Gerais.
Participaram do encontro em Poços de Caldas, o subsecretário de Estado de Planejamento, Wieland Silberschneider, a secretária adjunta de Desenvolvimento Agrário, Fabíola Paulino da Silva, a secretária adjunta de Turismo, Silvana Nascimento, o coordenador dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David e o deputado estadual Ulisses Gomes, além de prefeitos e vereadores da região.
As propostas definidas como prioridade foram encaminhadas aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para ser incluído nos planos de ação do Governo de Minas Gerais.
A próxima fase do programa Fóruns Regionais de Governo é finalizar os diagnósticos territoriais que vão ajudar a construir os dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), planejamento de médio prazo da atuação do Governo, onde são definidas ações para os próximos quatro anos; e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que consolida grandes escolhas que orientarão a construção das atuações em longo prazo.