Poços de Caldas encerra 2ª fase de Fóruns de Governo

colegio municipal 01

Fórum acontece no Colégio Municipal, a partir das 8h, neste sábado (3)

Neste sábado (3), a partir das 8h, Poços de Caldas sedia o último debate da segunda fase dos Fóruns Regionais de Governo, desta vez focando as discussões em torno das principais demandas da população que vive no Território de Desenvolvimento Sul. Participarão do fórum, representantes da sociedade civil e autoridades regionais, para debater ações prioritárias para a região. O encontro é o 17º de uma série promovida pelo governo estadual, com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e será realizado no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza (avenida Champagnat, 668, Centro).
O Estado foi dividido em 17 territórios de desenvolvimento, conforme suas características e demandas específicas. As áreas foram pensadas a partir de critérios socioeconômicos e geográficos. O Território de Desenvolvimento Sul é composto por 119 municípios, divididos em nove Microterritórios de Desenvolvimento, tendo como referências as cidades de Alfenas, Itajubá, Lavras, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço, Três Corações, Três Pontas e Varginha.
Para cada um desses territórios, foi constituído um fórum regional, que prevê a participação de deputados, gestores do Estado, prefeitos e vereadores, além de representantes da sociedade civil. Na primeira fase, os participantes indicaram as principais necessidades e problemas de cada região. No Território de Desenvolvimento Sul, essa discussão aconteceu em Pouso Alegre, no último dia 24, com a presença do governador Fernando Pimentel.
Agora, na segunda fase, o objetivo é debater e priorizar os problemas de cada um desses territórios, a partir de grupos de trabalho divididos em cinco eixos temáticos: desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; infraestrutura e logística; segurança pública; saúde e proteção social; e educação e cultura.
O resultado dessa fase será a produção de diagnósticos que vão referendar a formulação de políticas públicas de desenvolvimento regional e fornecer sugestões para o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Também na segunda fase serão indicados os representantes que irão compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete) e, desses, os que farão parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes).
A Comissão de Participação Popular da ALMG também participa da segunda fase dos fóruns regionais para acompanhar e analisar os mecanismos de participação da população e tomar conhecimento dos principais problemas de cada região. A Assembleia também será representada pela participação individualizada dos parlamentares.