Fórum debate desenvolvimento rural sustentável em Poços de Caldas

???????????????????????????????

Evento foi realizado na Autarquia Municipal de Ensino

Agricultores familiares, representantes de associações rurais e entidades voltadas para a agricultura familiar participaram, nesta quarta-feira (30), do 1º Fórum Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS), realizado no auditório da Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas.

O evento é uma realização conjunta da Prefeitura, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e da EMATER/MG e teve por objetivo debater assuntos relacionados à agricultura familiar, aos trabalhadores e às comunidades rurais do município.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que participou da abertura do evento, ressaltou a relevância do desenvolvimento de políticas públicas integradas e da importância da implantação, no município, de ações desenvolvidas em âmbito federal e citou programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e Banco de Alimentos, que garantem a produção. “Hoje, vemos agricultores satisfeitos, trazendo suas famílias de volta ao campo, garantindo a permanência e a qualidade de vida”, destacou Eloísio. “Para estabelecermos as ações de fortalecimento da agricultura familiar e de segurança alimentar, foi necessária uma cadeia de trabalho, que passa pelos aspectos administrativos e políticos”, enfatizou.

O evento contou com a participação do subsecretário de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Luiz Bacu. Ele ressaltou a organização da agricultura familiar no município. “Este é um caminho de desenvolvimento muito propício”, avaliou. Bacu afirmou que a questão agrária é prioritária para o Governo do Estado, inclusive com a criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário. Ele informou que o objetivo é potencializar as políticas de desenvolvimento do setor em Minas Gerais. “70% da comida que vai para a mesa dos brasileiros têm origem na agricultura familiar”, pontuou.

O vice-prefeito Nizar El-Khatib, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis, o representante da EMATER, Willem Guilherme de Araújo e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Dulcineia Pereira Zulcato, também participaram do evento.

Durante o fórum, foram debatidas ideias relacionadas à agricultura familiar, dentro de um diagnóstico participativo, já realizado nas comunidades rurais, que levantou as principais demandas do setor. Os temas abordados foram Geração de Emprego e Renda; Agricultura Familiar e Compras Institucionais; Saúde no Campo; Policiamento Rural; Meio Ambiente; Esporte e Lazer.