Poços sedia Conferência Regional da Juventude

As propostas aprovadas na Conferência Regional da Juventude serão encaminhadas às estâncias estaduais e nacionais do encontro

Poços de Caldas sediou, na terça, 1º, a Conferência Regional da Juventude. O encontro aconteceu de 8h30 às 17h30, no Espaço Cultural da Urca, com participação de centenas de jovens estudantes das redes públicas estadual, municipal e particular de ensino de Poços, Andradas, Campestre e Botelhos.
A abertura do encontro contou com a participação do prefeito  Eloísio do Carmo Lourenço, da secretária Municipal de Educação, Maria Cláudia Prézia, e o diretor de Enfrentamento da Violência Contra o Jovem, da Subsecretaria de Juventude de Minas Gerais, Antonio Augusto Garcia Veríssimo.
As propostas aprovadas na Conferência serão encaminhadas às estâncias estaduais e nacionais do encontro. Em Poços, a coordenação do evento é da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude. O tema geral da edição é “Construindo a Minas das Juventudes Gerais”. A 3ª Conferência Nacional de Políticas de Juventude acontecerá entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Brasília.
 O prefeito destacou a importância da participação da juventude na definição de políticas públicas no país e afirmou que o jovem precisa continuar lutando por tratamento igualitário para todas as pessoas, porque muitas delas continuam sendo submetidas a constrangimentos e embaraços, por questões de gênero, raça, condição econômica etc.
 Já a secretária de Educação lembrou que este ano, a participação dos jovens na Conferência foi ampliada com encontros em todas as escolas, na “Hora da Mobilização”, evento organizado pela secretaria, que contou com grande participação dos alunos nas discussões. Segundo a secretária, o encontro antecipado, que contribuiu na elaboração de políticas públicas para a juventude, “foi uma feliz ideia do prefeito”.
Veríssimo elogiou a participação da juventude no evento e disse que em Minas foram realizadas 142 conferência este ano, porém, a expectativa do governo é ampliar esses encontros no futuro, visando aumentar mais a participação dos jovens em 853 municípios do Estado.
SUBTEMAS
A Conferência Municipal de Juventude conta com os seguintes subtemas: Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil; Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Diversidade e Igualdade; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Território e Mobilidade; Segurança Pública e Acesso à Justiça.