Você está em:

Secretaria vai estimular aleitamento materno nas unidades básicas de saúde

Palestras sobre importância da amamentação aconteceram na Urca para profissionais de saúde

Palestras sobre importância da amamentação aconteceram na Urca para profissionais de saúde


A rede básica pública de saúde de Poços de Caldas atende cerca de 70% das mulheres em período de amamentação. São mães que recebem acompanhamento e orientação profissional, através do SUS, até a criança completar cinco anos de idade.
Para reafirmar a importância da amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu terça (25) e ontem, na Urca, uma série de palestras para médicos, enfermeiros e outros especialistas de saúde sobre a importância da amamentação, totalizando 300 participantes.
Entre os temas estavam o manejo do leite materno nas unidades de saúde, conforme definições da Rede Cegonha e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), do Ministério da Saúde.
As palestras foram ministradas por especialistas da equipe multidisciplinar da Unicamp. A secretária Municipal de Saúde, Fátima Livorato, disse que o encontro é a primeira capacitação multiprofissional organizada no município, com o objetivo de estimular o aleitamento nas unidades básicas de saúde (UBS). “Queremos prevenir doenças e, dessa forma, melhorar os indicadores de saúde na cidade”, lembrou.
A dentista Gisleine Barbosa dos Santos, atende há um mês no bairro São Sebastião, na zona sul da cidade. Ela avaliou positivamente a iniciativa da secretaria e disse que os profissionais que atuam em núcleos do Programa Saúde da Família (PSF) mantêm um vínculo com a população e podem passar para às mães a importância do aleitamento materno, “que na verdade é uma vacina, que traz muitos benefícios à saúde de criança”.
Dia Mundial
Agosto é o mês da amamentação e dia 1º foi comemorado no Dia Mundial da Amamentação. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno evita mais de seis milhões de mortes por ano em todo o mundo. Como benefício para o bebê, o leite ajuda a evitar problemas como diarreia, infecção respiratória, e também diminui o risco de alergias, hipertensão, diabetes e a chance de obesidade.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social