Você está em:

Livro sobre Religiosidade Popular foi doado à Biblioteca Centenário

livro frei chico

Livro foi entregue a auxiliar de biblioteca e a dois dos mais assíduos frequentadores da Biblioteca Centenári


O acervo da Biblioteca Centenário, que funciona no Espaço Cultural da Urca, conta agora com o Dicionário de Religiosidade Popular, doado por Frei Chico van der Poel. A doação foi feita durante evento do Dia do Folclore, organizado pela Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Cultura, nos dias 22 e 23 de agosto.
Em 1967, quando frei Chico veio da Holanda para o Vale do Jequitinhonha, aquela região de Minas Gerais era considerada um dos três lugares mais pobres do mundo. Diante de tanta miséria, o holandês descobriu riqueza cultural sem precedentes. Em seus 10 anos como pároco da diocese de Araçuaí, ele contabilizou 15 mil folhas de registros da cultura do povo relacionada à fé e à experiência espiritual. Somado a pesquisas realizadas na Europa, esse vasto material foi a base de um ambicioso projeto, o Dicionário da Religiosidade Popular: Cultura e Religião no Brasil. Com 1.150 páginas, a obra de referência chega agora ao público, reunindo 8,5 mil verbetes, 6 mil notas de rodapé e 350 ilustrações.
O livro foi entregue a auxiliar de biblioteca, Rita Xavier e a dois dos mais assíduos frequentadores da Biblioteca Centenário. Gustavo Afonso Quartier Costa é professor e visita a Biblioteca regularmente. “Venho estudar, mas venho principalmente apreciar a leitura quase todos os dias em meus horários de folga. Este livro será uma grande contribuição para nosso conhecimento”, comentou.
A dona de casa Cláudia Maria Pires Colombo pega livros emprestados na Biblioteca. Costuma ler ao menos quatro livros a cada vinte dias, além de levar para os filhos, as publicações infantis. Disse que houve incentivo na escola quando era criança e apaixonou-se pela leitura. “Este Dicionário que ganhamos valoriza nossa cultura e também vai ajudar a atrair o turista, sempre curioso em saber mais sobre nossas tradições. Fico feliz em estar aqui para também receber esta pesquisa de quarenta anos de dedicação”, ressaltou.
A Biblioteca Centenário funciona diariamente, de segunda a sexta, entre 7h e 20h. Outras informações pelo telefone (35) 3697-5216.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social