Representantes de Poços participam da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar

conferencia seguranca alimentar bh 01

Representantes de Poços com o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Dom Mauro Morelli

Os novos desafios para garantir a segurança alimentar da população foram discutidos de 21 a 23 de agosto, em Belo Horizonte, na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais. A Conferência, que teve como tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” contou com representantes de Poços de Caldas.
Participaram do evento, o diretor de Segurança Alimentar do município, Carlos Eduardo Almeida e a nutricionista do Banco de Alimentos, Laís Rodrigues de Aguiar, como representantes governamentais e os agricultores familiares Nivaldo Zanetti, Lucimara Gonçalves, Fábio Magalhães e Edna Leite, como representantes da sociedade civil.
“Durante o encontro, representantes do Estado referenciaram o município de Poços de Caldas pela excelência na execução da Política de Segurança Alimentar, por ser um dos primeiros a realizar a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, além de ser o primeiro a inaugurar a sede do Banco de Alimentos, em projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social”, ressalta o diretor de Segurança Alimentar do município, Carlos Eduardo Almeida.
No encontro, foram eleitos 80 delegados que representarão o estado de Minas Gerais na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá entre os dias 3 a 6 de novembro, em Brasília. Entre os delegados, foram eleitas duas delegadas de Poços de Caldas: Laís Rodrigues de Aguiar e Edna Leite.
Na abertura da conferência, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, falou sobre a saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome em 2014 e o conjunto de políticas públicas que possibilitaram esse resultado. Ele lembrou que, graças às políticas implementadas nos últimos anos, o país é referência mundial e recebe visitas frequentes de outros países. Ele ressaltou que o desafio, agora, é combater a obesidade e o sobrepeso. Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, enfatizou a importância da agroecologia para a promoção da alimentação saudável. “Nós temos que produzir alimentos que promovam a saúde e a vida das pessoas, não a doença e a morte”, discursou.