Missa conga na Capela de São Benedito reuniu grupos folclóricos e fiéis para a celebração

missa conga

Uma missa conga, celebrada por Frei Chico, estudioso convidado a participar das comemorações do folclore em Poços, e pelo Padre Hiansen Franco, Pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida e Capela de São Benedito reuniu caiapós, do Bairro São José, descendentes de seu Pedro Caiapó, de Ternos de Congo São Benedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora da Guia e Nossa Senhora do Carmo. Famílias inteiras e amigos fazem parte destes grupos que mantêm as tradições de seus antepassados na lembrança da cultura indígena e afro-brasileira.
Cada grupo fez a entrada especial e participou com músicas e cânticos. Frei Chico falou à comunidade sobre a separação das famílias, das crianças de seus pais, quando os negros eram trazidos como escravos da África e das irmandades que se criaram em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Lembrou ainda da responsabilidade da sociedade sobre a igualdade de direitos para o povo indígena e a raça negra nos dias de hoje.
As orações emocionaram o público e autoridades presentes. A missa conga fez parte de uma programação da Prefeitura, organizada pela Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Cultura para comemorar o Dia do Folclore, 22 de agosto, como uma ação a mais para a Tradicional Festa Uai. No sábado, o encontro aconteceu na Estação Fepasa e reuniu ainda representantes do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, Associação de Violeiros, Associação dos Ternos de Congos e Caiapós.
Ao final da missa todos seguiram para suas apresentações no último dia da 33ª Festa Uai, no estacionamento do Estádio Ronaldão, onde também estiveram diversas Folias de Reis e Frei Chico, que fez questão de acompanhar, cantando, os grupos e acabou tornando-se uma atração a mais em meio à festividade.
Para a organização, a comemoração foi uma oportunidade de fortalecer a identidade cultural e turística da cidade. “A vinda de Frei Chico teve o sentido de reforçar em cada grupo sua história e valorizar as pessoas que a construíram. As falas deste pesquisador são recheadas de amor ao conhecimento e uma verdadeira aula para todos nós. Estas atividades também fortalecem junto ao turismo nossa identidade religiosa e cultural”, comentou a diretora de Turismo, Rose Lino.