UPA comemora um ano de atendimento

Em um ano, foram feitas 165.342 consultas médicas

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) completou um ano de atendimento nesta quinta-feita (30).   A unidade de saúde, que fica no bairro José Carlos, na zona leste da cidade, realiza cerca  600 atendimentos por dia.
O vice-prefeito Nizar El-Khatib e a secretária municipal de saúde, Fátima Livorato, visitaram as instalações e parabenizaram os profissionais.
A UPA funciona 24 horas por dia e é equipada com salas de urgência e emergência, isolamento e de raio-x, que já está funcionando desde maio desse ano, e três enfermarias com quatro leitos cada.
 No local, funciona também ortopedia e gesso, assistência social, consultórios, salas de classificação de risco, para medicação e inalação. A unidade conta, ainda, com equipamentos de última geração para o atendimento de urgência e emergência.
Durante o ano de funcionamento, os profissionais de enfermagem e higienização participaram de um Programa de Educação Permanente de Capacitação, e, para melhorar a qualidade e agilidade do atendimento, foram implantados protocolos clínicona UPA. Atualmente, trabalham 150 funcionários no local.
Foram feitas durante esse um ano 165.342 consultas médicas, 427.721 procedimentos realizados pela equipe de enfermagem, 3.191 atendimentos de fisioterapia, 107.754 exames laboratoriais e, em 3 meses de funcionamento do raio-X foram feitos 16.530 exames.
Fátima Livorato destacou que grande parte da população está satisfeita com o atendimento realizado, e que houve uma melhora expressiva da qualidade de atendimento aos pacientes com demandas de urgências e emergências, graças ao empenho dos trabalhadores e a melhoria nas condições de trabalho.

Qualificação

Em maio, o Ministério da Saúde qualificou a UPA para receber mais R$ 250 mil por mês para auxiliar no custeio dos equipamentos e do serviço oferecido.