Conferência Municipal da Juventude acontece em 14 de agosto

conferencia juventude reuniao (1)

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço convocou, por meio do decreto no 11.622, a 3ª Conferência Municipal da Juventude de Poços de Caldas, que será realizada no dia 14 de agosto, das 8h às 17h30, no Espaço Cultural da Urca. Na manhã desta terça-feira (28), aconteceu uma reunião preparatória sobre o tema, com diretores das escolas municipais e estaduais, na Secretaria Municipal de Educação.
A reunião contou com a participação do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e do vice Nizar El-Khatib e membros do Conselho Municipal da Juventude, com a coordenação da secretária municipal de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado.
A conferência tem como objetivos fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle das políticas de juventude; promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial dos jovens, na formulação e no controle das políticas; divulgar e debater os parâmetros e diretrizes da política municipal, estadual e nacional de juventude e indicar prioridades de atuação do poder público na consecução dessas políticas.
Na conferência, também serão eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual, além da elaboração de um relatório sobre o temário proposto, que será encaminhado à organização da Conferência Estadual.
Hora da Mobilização
Para a conferência, além da mobilização da sociedade por meio da divulgação, será realizada a “Hora da Mobilização”, que acontecerá nas instituições educacionais no dia 06 de agosto, em dois períodos (às 8h e às 20h), quando os temas serão debatidos pelos alunos, para elaboração de propostas de soluções para os desafios elencados pela Comissão Organizadora Municipal. Nesta mesma data, cada instituição indicará seus representantes para participação nas Conferências Municipal e Regional.
A Etapa Regional acontecerá em Poços de Caldas no dia 01 de setembro e contará com a participação de municípios de Sul de Minas, com a mesma dinâmica da etapa municipal. Nestas duas etapas serão eleitos delegados que participarão da Etapa Estadual, em Belo Horizonte.
A Conferência
A Conferência Municipal da Juventude é preparatória para as etapas estadual e nacional. A 3ª Conferência Nacional de Juventude consiste num espaço voltado à participação da sociedade civil, especialmente dos jovens, no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas, reunindo movimentos e organizações juvenis, suas redes e fóruns, entidades de apoio e conselhos de juventude. Trata-se de uma oportunidade de diálogo entre os governos e as organizações da sociedade civil, importante na construção e na garantia de direitos. A 3ª Conferência Nacional de Políticas de Juventude foi convocada pela presidente Dilma Rousseff, em 28 de abril de 2015, e acontecerá entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Brasília.
Já a 4º Conferência Estadual de Juventude de Minas Gerais foi convocada por meio da Resolução SEDPAC nº1/2015, de 11 de maio de 2015. Com o tema “Construindo a Minas das Juventudes Gerais” terá o objetivo geral de estabelecer a agenda da juventude, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de participação juvenil, fortalecendo o combate a todas as formas de preconceito e a efetivação das políticas públicas de Juventude.