João Pinheiro não registra acidentes com vítima no mês de junho

sinal amarelo 012

Durante todo o mês de junho, não houve registro de nenhum acidente com vítima nas avenidas João Pinheiro e Mansur Frahya, corredor de trânsito onde foi implantado o sistema de fiscalização eletrônica. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (23), pela Secretaria Municipal de Defesa Social, juntamente com as informações gerais sobre o número de ocorrências e de fiscalização de trânsito.
Desde 2013, quando a observação sistemática dos dados relativos ao trânsito começou a ser feita pelo município, esta marca nunca havia sido alcançada. Já em todo o primeiro semestre do ano, o número de acidentes com vítima na João Pinheiro teve acentuada queda, de 45,16%.
“Um aspecto importante no monitoramento dos acidentes de trânsito é a questão dos acidentes sem vítimas, cujo registro é de iniciativa das partes envolvidas, o que gera oscilações e divergência na análise. Dessa forma, o acompanhamento dos acidentes com vítimas traduz a informação mais utilizável nos estudos e para adoção de medidas corretivas e de planejamento”, explica o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima.
Os acidentes em geral nas avenidas João Pinheiro e Mansur Frahya tiveram queda de 30,84% e a participação do corredor no total geral de acidentes do município continua em queda. Até maio, o índice era de 7,8 e, agora, caiu para 7,6%. “Nossa meta inicial de redução era de 20% de acidentes e já alcançamos 45,16% nas ocorrências com vítima e 30,84% no geral. Além disso, a participação desse corredor no número de acidentes em todo o município é cada vez menor, o que demonstra que estamos no caminho certo”, avalia o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima.
Em todo o município, durante os seis primeiros meses do ano, o número de acidentes de trânsito caiu 13,28%, sendo 27,7% de redução nas ocorrências com vítima e 7,7% de decréscimo nos acidentes sem vítimas. Em comparação ao primeiro semestre de 2013, a redução é de 19,25%.
Fiscalização
Em relação ao sistema de fiscalização eletrônica das avenidas João Pinheiro e Mansur Frahya, com a ampliação do período educativo até 22 de junho, foram registradas 338 infrações de 23 a 30 de junho. Dessas, 22,09% são relativas ao excesso de velocidade e 77,91% referentes ao avanço de sinal vermelho.
Além disso, foram 812 autuações registradas pela Guarda Municipal no mês de junho, sendo as principais:
– Estacionar em local e horário de parada e estacionamento proibido: 31,15%
– Dirigir utilizando telefone celular: 14,02%;
– Deixar de usar cinto de segurança: 8,37%
– Estacionar em fila dupla: 6,49%
Ações educativas
Somente no último mês, mais de 70 mil pessoas foram abordadas pelas ações de educação desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Campanha Trânsito Seguro – Poços de Caldas cuidando de você. Entre as iniciativas, estão panfletagem, palestra, e ação intensiva de respeito à sinalização das vias, em relação ao avanço do sinal vermelho, por meio de painel eletrônico.