Promoção Social destaca participação popular nas conferências

Ao todo, houve participação de aproximadamente 1.500 pessoas

No mês de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social (SMPS) e dos Conselhos, realizou três  conferências  municipais, uma conferência regional e um seminário, abordando questões referentes ao trabalho infantil,  à criança e ao adolescente, à pessoa com deficiência, Assistência Social, e à pessoa  idosa. Ao todo, a secretaria contabiliza que os eventos tiveram a participação de aproximadamente 1.500 pessoas.
“Todos os eventos tiveram avaliação muito positiva. A população opinou e contribuiu de forma efetiva e consciente, numa demonstração de que começa a compreender a importância de seu protagonismo, sentindo-se empoderada, além da importância de assumir seu lugar no controle social das políticas públicas e na defesa de seus direitos”, destaca a Secretária de Promoção Social, Lucia Elena Rodrigues.
Os encontros já realizados trouxeram como temas:
* 09/06/2015 -X Conferência Municipal de Assistência Social – Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026.
* 23/06/2015 – I Seminário do PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -Em defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social.
* 25/06/2015 – III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – O que o deficiente espera da sociedade?.
* 26/06/2015 – Conferência Regional Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente.
* 30/06/2015 – IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa, Por um Brasil de Todas as Idades.
Julho
O dia 1º de julho entra para a história da cidade como a data da consolidação da política de Segurança Alimentar: Foi inaugurado o Banco de Alimentos e assinado o decreto que regulamenta a lei de criação da política de Segurança Alimentar. Participaram do evento, os produtores da agricultura familiar e as entidades sociais que recebem os alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos e as doações encaminhadas ao Banco de Alimentos.
No dia 2, aconteceu a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável Sul de Minas 1, organizada pela equipe da SMPS. “Se contabilizarmos o mês de julho, são sete grandes eventos, mobilizando e conscientizando a população. A administração do prefeito Eloisio, mais uma vez,  demonstra seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e preocupação com o bem-estar da população de Poços de Caldas”, conclui a secretária Lúcia Elena Rodrigues.