Abrigo de animais já tem dez baias prontas

abrigo animais 01

Dez baias já foram construídas no abrigo de animais, projeto que está sendo executado pela Prefeitura no bairro São José, no local onde estava instalada, até 2012, a cavalaria da Polícia Militar. O abrigo contará com clínica veterinária, área de banho e tosa e galpão para atividades de educação ambiental.
“Esta é uma questão de saúde pública. Hoje, a nossa estimativa é que o município tenha em torno de 2.350 cães errantes. Com o abrigo, vamos poder retirá-los das ruas e evitar a proliferação de doenças infecto-contagiosas entre os animais e até mesmo para o ser humano”, ressalta a médica veterinária responsável técnica da Prefeitura, Sheila Patresi.
Depois da finalização do projeto, o animal (cão ou gato) será recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses e passará por triagem. Se estiver saudável, será encaminhado ao abrigo, onde será vacinado, vermifugado, castrado, chipado, passará por banho e tosa para retirada de ectoparasitas e colocado à disposição para adoção.
O abrigo vai incentivar a posse responsável e, uma vez adotado, o animal terá auxílio veterinário e acompanhamento para o resto da vida, para evitar que seja abandonado novamente. “Além da proteção animal, o abrigo está inserido em uma perspectiva maior de educação ambiental. No local, será feito plantio de muda de árvores, a fossa será ecologicamente correta e vamos reutilizar a água da chuva, dentro dos conceitos de sustentabilidade”, destaca Sheila Patresi.
O abrigo de animais está sendo construído no imóvel denominado “Campo do Serrote”, que é de propriedade do município desde 1921. Foi adquirido de Agostinho José da Costa Junqueira pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, na data de 10 de outubro de 1921. Em 2006, o imóvel foi cedido à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, para instalação da cavalaria (Lei 8.264/06). Em 2012, a PM devolveu formalmente a área para a Prefeitura. Em 2014, foram iniciadas, no mesmo local, as obras do abrigo de animais de Poços de Caldas.