Banco de Alimentos é inaugurado

Autoridades inauguraram unidade na Ceasa

A Prefeitura inaugurou na tarde desta quarta-feira (1º), a sede do Banco de Alimentos de Poços de Caldas, na Ceasa. A unidade é responsável por doações de alimentos comercializados na central a entidades beneficentes e ajuda a acabar com o desperdício.
O evento teve presença do prefeito Eloísio Lourenço, da coordenadora de Equipamentos Públicos da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Giselle Garcia, entre outras autoridades, de agricultores e representantes de entidades assistenciais.
O prédio foi construído com recursos do Governo Federal e contrapartida do município. Ao todo, foram investidos R$ 500 mil na edificação e aquisição de equipamentos, utensílios e um veículo. A implantação do Banco de Alimentos possibilita a  ampliação da distribuição de alimentos. Além das doações, as instituições beneficiadas estão integradas ao Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal, e recebem porções alimentares adquiridas diretamente dos 65 produtores de agricultura familiar da região.
Juntos, o Banco de Alimentos e o PAA já distribuíram mais de 130 mil quilos de alimentos, beneficiando pessoas atendidas por 27 entidades de Poços. “A principal temática do Banco de Alimentos é o não ao desperdício”, afirmou a secretária de Promoção Social, Lúcia Elena, sobre a destinação do alimentos, cuja política alimentar busca o combate ao desperdício por meio da arrecadação de gêneros alimentícios, normalmente perdidos ao longo da cadeia produtiva, garantindo também preço de comercialização à agricultura familiar.
Durante a inauguração, Gisele Garcia destacou que Poços de Caldas é referência em política se segurança alimentar. “Esse é o primeiro Banco de Alimentos a ser inaugurado no edital referente a 2012”, disse.
Em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância das ações na área de segurança alimentar.“Temos um restaurante popular que funciona bem e, paralelamente a ele, vínhamos trabalhando na implantação do Banco de Alimentos, que é um grande avanço.”