Banco de Alimentos será inaugurado nesta próxima quarta-feira

banco de alimentos (1)

A Prefeitura inaugura, na próxima quarta-feira (1º), a sede do Banco de Alimentos de Poços de Caldas, na Central de Abastecimento (CEASA). A solenidade de inauguração será realizada às 14h, com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social.
O novo prédio foi construído com recursos do Governo Federal e contrapartida do município. Foram investidos R$ 500 mil na edificação e aquisição de equipamentos, utensílios e um veículo.
Com a nova sede, será possível ampliar o serviço e mais pessoas vão receber alimentação de qualidade, de graça, direto do produtor rural. O novo prédio servirá também como central do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Juntos, o Banco de Alimentos e o PAA já distribuíram mais de 130 mil quilos de alimentos, beneficiando os atendidos por 27 entidades de Poços de Caldas.
A distribuição dos alimentos é feita diariamente e conta com produtos convencionais e até mesmo orgânicos, com folhas (alface, chicória, agrião, espinafre, etc.), legumes (beterraba, chuchu, tomate, batata, pepino, etc.) e frutas (laranja, mexerica, limão, mamão, banana, etc.).
Esses alimentos são entregues às associações do município e utilizados no preparo das refeições. São frutas, verduras e legumes que enriquecem o prato diário de todos aqueles atendidos pelas entidades beneficiadas com as doações do Banco de Alimentos, que fortalece a agricultura familiar e gera emprego e renda, além de evitar o desperdício.
Com a inauguração da sede, o Banco de Alimentos terá condições de ampliar o serviço e buscar também doações de alimentos não perecíveis, potencializando as doações. Para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o equipamento é fundamental dentro da política de segurança alimentar do município, em consonância com as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social.