Poços sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar

Restaurante Popular de Poços

Na próxima quinta, 2, Poços sedia a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, no Espaço Cultural da Urca, de 8h às 17h. O evento é preparatório para a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CESANS, a ser realizada em agosto de 2015, na capital mineira.
A Conferência é realizada pelo Governo do Estado em parceira com a Prefeitura de Poços de Caldas e tem como tema central “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar”. O objetivo geral é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, “garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável”, informa Carlos Eduardo Almeida, coordenador da Divisão de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Promoção Social.
Outro grande objetivo da Conferência Regional é garantir espaço para a discussão dos desafios e perspectivas da política de SANS (Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) no âmbito municipal e de estímulo à participação ativa da sociedade civil organizada e dos respectivos representantes do governo.
De acordo com a organização, a previsão é de que ao menos 50 municípios da região estejam representados na conferência, além de autoridades governamentais e membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
O evento está programado para iniciar às 8h, com o credenciamento e café de boas vindas. Durante a manhã, serão abordados temas como “Comida de Verdade”, “Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN”, e “Fortalecimento da Agricultura Familiar”. O almoço dos conferencistas será no Restaurante Popular. No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos de trabalho, onde discutirão textos e temas propostos, encerrando-se na plenária final com apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho, além da eleição de 14 delegados que representarão nossa região na conferência estadual.