Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa acontece dia 30

Corais dos Cras irão se apresentar durante a conferencia

Corais dos Cras irão se apresentar durante a conferencia, idoso

Discutir a politica dirigida aos idosos no municipio e, mais do que isso, dar ao idoso a chance de ser protagonista dos debates, de sugerir e propor novas atitudes e decisões que auxiliem as pessoas que já se incluem na faixa etária acima dos 60 anos. Estes são os objetivos da Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece na próxima terça, 30, de 8h às 17:30h, no Espaço Cultural da Urca. A organização é do Conselho Municipal do Idoso (CMI), em parceria com a Prefeitura.

De acordo com a vice-presidente do CMI, Verônica Hammad, a sociedade dos dias de hoje, mesmo com a implantação do Estatuto do Idoso, ainda vê os idosos como pessoas que não são capazes de tomar decisões. “E esta é uma das vertentes dos nossos debates”, informa.

Ela destaca ainda que, no município , diversas ações, organizadas pela Secretaria Municipal de Promoçao Social, são realizadas, como encontros periódicos com técnicos de instituições conveniadas ou não, num trabalho de supervisão continuada. Outro grupo realiza reuniões semanais, com os familiares de pessoas idosas e/ou deficientes, nos CRAS, desenvolvendo um trabalho de fortalecimento de vínculos. Existe também orientação, de acordo com a politica nacional voltada ao idoso, do não asilamento, ou seja, fazer com que o idoso permaneça sendo tratado em casa, no seu ambiente, junto aos seus familiares.

Além disso, acontece, todos os finais de semana, o Bailão da Vida, solicitado pelos idosos durante audiência com o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. O baile é itinerante, sendo realizado em todas as regiões da cidade. Os próximos bailes acontecem dia 28 de junho e 5 de julho, no Espaço Cultural da Urca.

Confira a programação da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A participação é aberta a todos, idosos, familiares, profissionais que atuam na área e comunidade em geral.

8:00 – Credenciamento

8:30 – Coffee Break

9:00 – Início da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com a apresentação de Vídeo institucional

9:15 – Composição da Mesa -Execução do Hino Nacional – Grupo de Canto dos CRAS Apresentação musical em homenagem a Poços de Caldas -Abertura da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa: Discurso da Presidente do CMI – Vileide Soares Camargos e demais autoridades

10:00 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno, pelos Conselheiros do CMI (Débora Foretti, Rosemary Cristian Thomaz e Cristina Cerqueira Danziger)

10:30 – Apresentação da Rede de Atendimento aos Idosos do Município – Lúcia Elena dos Santos R. Junqueira – Secretária Municipal de Promoção Social

11:00 – Palestra com o tema: Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa- Por um Brasil de Todas as Idades – Dilson José de Oliveira – Coordenador Especial de Políticas Públicas para o Idoso do Estado de Minas Gerais

12:00 – Intervalo para Almoço

13:00 – Discussão dos Grupos de Trabalho Eixos: Eixo I – Gestão; Eixo II – Financiamento; Eixo III – Participação; Eixo IV – Sistema de promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Participação Popular;

15:00 – Coffee Break

15:30 – Plenária para Aprovação das Propostas e Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual do Idoso

17:30 – Entrega de Certificados e Encerramento